Portugal Vice-Campeão Mundial Universitário

Brasil conquista o título do primeiro Campeonato Mundial Universitário Feminino de Futsal futsal_cmundouniversitario_2008.jpg

 

Foi uma semana plena de emoções para as 9 selecções nacionais universitárias presentes neste primeiro Mundial. Brasil, Portugal, Uruguai, Paraguai, Irão, Costa Rica, China, México e Chile representaram o futsal universitário de 3 Continentes.

O Brasil, para muitos o berço da modalidade, abraçou a organização deste grande evento e acabou por conquistar a medalha de ouro, sem qualquer derrota.

Para além do ouro a selecção canarinha ganhou o prémio de melhor marcadora por Lucileia, que hoje "abriu o livro" contra a selecção portuguesa, na vitória canarinha por 11 a 4.

O grande empenho das atletas portuguesas e a excelente organização táctica montada por Orlando Duarte e Jorge Brás esbarraram na fantasia das atletas brasileiras, que provaram ser as melhores do mundo.

A selecção das quinas está de parabéns depois de uma imagem muito positiva deixada durante todo o campeonato. Para além da medalha de prata, Portugal trouxe o prémio de melhor guarda-redes do campeonato do Mundo. Daniela Ribeiro brilhou em Vitória.

Este evento fica para a história do futsal, em particular do futsal feminino, por ter sido a primeira prova oficial de cariz mundial.

Espera-se que contribua para a realização do campeonato do Mundo e da Europa a médio prazo e que no caso português se renove a discussão acerca da extinção da selecção nacional federada e do desadequado quadro competitivo existente.

O potencial da modalidade e a potencial inclusão como modalidade olímpica a isso obriga, já que a carta olímpica manifesta a obrigatoriedade de participação massiva nas modalidades que pretendem entrar para o “Olimpo”, nas suas vertentes masculina e feminina


Fonte: www.futsalfeminino.net/

Sem comentários: