Brasil - Pós-graduação em Fisiologia do Exercício


Porque o conhecimento de fisiologia do exercício só nos ajuda na preparação da nossa época desportiva e das nossas unidades de treino, aqui fica a sugestão de uma pós-graduação em fisiologia do exercício, onde podem obter conhecimentos ou então amplia-los.


Coordenação / Docentes:

Dr. Fernando Carmelo Torres
Médico esportivo do Dep. de Fisiologia e Membro do Corpo Clínico da Residência de Medicina Esportiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Supervisor Geral de Ensino e membro fundador do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (CEFE); Coordenador pedagógico do Curso de extensão em "Treinamento Personalizado" e Docente dos cursos de pós-graduação em "Fisiologia do Exercício" e "Treinamento Desportivo" da UNIFESP; Coordenador de Medicina Esportiva/Avaliação Física e Supervisor Geral da rede "Fórmula Academia" - 1995/2008; Médico fisiologista de diversos atletas e equipes de elite.
Prof. Dr. Antonio Carlos da Silva (professor convidado)
Doutor pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor Associado do Dep. de Fisiologia e Chefe do Setor de Fisiologia do Exercício da UNIFESP; Presidente e membro fundador do CEFE; Coordenador Geral dos Cursos de pós-graduação em "Fisiologia do Exercício" e de "Treinamento Desportivo" da UNIFESP - turmas 2010; Participação no acompanhamento de atletas brasileiros em Jogos Paraolímpicos (Atlanta, Sidney e Atenas) e nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Prof. Dr. Antonio Carlos Gomes
Doutor em Treinamento Desportivo pela Universidade Nacional de Cultura Física da Rússia; Coordenador pedagógico do Curso de "Treinamento Desportivo" e Docente dos cursos de pós-graduação em "Fisiologia do Exercício" e de extensão em "Treinamento Personalizado" da UNIFESP; Consultor científico do departamento de futebol profissional do Sport Club Corinthians Paulista; Consultor de vários clubes no Brasil e no exterior e de diversos atletas de elite.
e outros professores convidados

Público Alvo: Graduados em Educação Física, Esportes, Nutrição, Fisioterapia, Medicina e outros profissionais formados que atuam na área da atividade física, esporte e saúde.

Início: setembro/2011

Dias e Horários: Aulas semanais, terças e quintas; das 19h00 às 23h00

Investimento:
- Taxa de inscrição: ISENTA

- Taxa de matrícula: R$ 285,00

- Mensalidade:
19 parcelas de 285,00 (com vencimento todo dia 10, a partir de setembro)

Local:
Av. Indianópolis, 153 - Moema (próximo ao Centro Olímpico Municipal - COTP)

Conteúdo Programático: Bioenergética / Nutrição / Fisiologia Cardiovascular / Fisiologia Respiratória / Neurofisiologia / Fisiologia Endócrina / Avaliação da Aptidão Física e Motora / Treinamento Físico / Exercício em Condições e Populações Especiais: Crianças e Adolescentes; Envelhecimento e Idosos; Gravidez; Diabetes; Emagrecimento e Obesidade; Hipertensos; Cardiopatas; Pneumopatas; Pessoas com deficiência física; Ressuscitação cardiopulmonar; Altitude; Mergulho; Exercício em condições extremas / Doping / Metodologia da Pesquisa Científica: elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser entregue na forma de monografia, sobre assunto pertinente ao curso.

Objetivos: prover o profissional de conhecimentos atualizados e aprofundamento científico necessário ao pleno entendimento da aplicabilidade da Fisiologia do Exercício na prática diária, na iniciação à pesquisa científica e/ou no incentivo à vida acadêmica.
Este curso, ministrado sob a responsabilidade do ICS, foi desenvolvido em associação com profissionais do CEFE, cuja experiência e padrão de qualidade são amplamente conhecidos. A união da tradição e excelência dos cursos já desenvolvidos por estes docentes com a infra-estrutura acadêmica do ICS possibilitou a criação dos cursos ICS na área de Ciências do Esporte.

Sem comentários: