Artigo - Lesões Desportivas no Futsal

Ao pesquisarmos na internet, encontramos este artigo publicado no blog magiadofutsal e resolvemos partilha-lo com os nossos leitores, pois pensamos ser um artigo de bastante qualidade e com interesse para a modalidade que tanto gostamos. Assim, fica aqui o artigo de Érica Monteiro uma fisioterapeuta e ex-praticante de futsal.


Lesões Desportivas no Futsal

O futsal é um desporto caracterizado pelo seu dinamismo, realização de esforços de alta intensidade em períodos de tempo variáveis e quase sem tempo de recuperação. As habilidades individuais, a táctica e a técnica são fundamentais mas com o decorrer do tempo e a própria evolução do desporto os sistemas tácticos de jogo estão a ser alterados tendo como objectivo dificultar os dribles e diminuir o número de linhas de passe, tudo isto resulta da preparação física mais eficiente. Como consequência, as inúmeras mudanças são inevitáveis, principalmente no que diz respeito ao facto das exigências físicas serem cada vez maiores, obrigando os atletas a trabalhar em seus limites máximos e tornando-os mais predispostos a lesões.

As lesões são um motivo de preocupação para toda a equipa técnica nomeadamente para os próprios atletas. As incógnitas referentes ao tempo de paragem, o regresso ao mesmo nível é um factor psicológico que limita e interfere com a própria recuperação. Os recursos modernos da medicina (electromedicina), da fisioterapia diminue o tempo de recuperação do atleta, já que a competitividade exige o seu retorno à prática desportiva o mais rápido possível.


No futsal de acordo com vários estudos realizados, as lesões durante jogos de competição tendem a superar três a quatro vezes o número de Lesões Desportivas (LD) ocorridas durante os treinos. Explico tal facto segundo algumas variáveis, a agressividade da disputa de bola, factores de stress/ pressão e a própria exigência...

Quanto aos mecanismos de lesão existe ambiguidade entre vários autores uns consideram que prevalecem as lesões pelo contacto físico (mecanismo directo) enquanto outros consideram os mecanismos indirectos (sobrecarga repetitiva). Nos mecanismos indirectos não podemos esquecer todas as LD que resultam devido á superfície de jogo ser dura e após o atleta ter recebido ou não um contacto directo resultar numa lesão da própria queda ou do membro ficar preso.
Existem vários factores, intrínsecos  e extrínsecos, capazes de tornar o atleta vulnerável a lesões, tais como: idade, sexo, má preparação física, alterações anatómicas/posturais, mudanças rápidas de movimento, encurtamentos musculares, más condições para a prática desportiva, campeonatos curtos, demasiadas competições, predisposições genéticas, influências sociais, stress, pressa para regressar à competição, mudanças de equipa, derrota, baixos níveis de motivação, jogo mais violento, tipo de calçado, treinos menos adequados
As lesões mais frequentes no futsal acometem os membros inferiores com prevalência nas articulações do tornozelo e joelho (lesões ligamentares Grau I, II, III) e coxa (lesão muscular).
Quando o atleta sofre uma lesão, seja por traumatismo local directo seja por sobrecarga repetitiva, o padrão neuromuscular altera-se profundamente, assim como as suas actividades proprioceptivas, que vão influenciar negativamente em todas as suas valências físicas, reduzindo a performance geral. A fisioterapia tem como objectivo fundamental restaurar a função neuromuscular normal, com inclusão da força, da coordenação e de propriocepção, e recuperar a capacidade cardiorrespiratória e a habilidade do desempenho desportivo. Tudo isto deve ocorrer no menor tempo e com a maior eficiência.

Finalizando e deixando o tema do próximo artigo O papel mais importante da fisioterapia é a prevenção  associada à potencialização máxima das funções do atleta e às orientações do treino, que estão directamente relacionadas ao desempenho do atleta, torna-se clara a necessidade da actuação do terapeuta conjuntamente com o preparador físico.

Somente dessa forma é que se consegue realizar um trabalho preventivo.


in: http://magiadofutsal.blogspot.com/2011/08/dr-erica-monteiro-lesoes-desportivas-no.html


Sem comentários: