Aliados de Lordelo acaba com equipa feminina

O Aliados de Lordelo informou através de comunicado que a sua equipa feminina já não irá competir no Campeonato Distrital da AF Porto, uma vez que a direcção do clube decidiu extinguir definitivamente a secção em causa.

Comunicado

"O Departamento de Futsal do Aliados Futebol Clube de Lordelo vem por este meio informar a extinção do Futsal no clube por deliberação da direcção.

Sobre a situação em questão, o Departamento de Futsal gostaria de esclarecer o seguinte:

1- Após anos de alguma incerteza e má preparação em épocas anteriores, o Departamento de Futsal decidiu este ano começar a preparar a época com bastante antecedência (Maio), apostando num projecto sólido e organizado, com objectivos bem definidos, mas principalmente com pessoas (Técnicos, Atletas, Fisioterapeutas e Dirigentes) de qualidade comprovada.

2- Infelizmente, ao contrário do Departamento de Futsal, a direcção do Aliados Futebol Clube de Lordelo apenas a um mês do inicio da época é que definiu e decidiu a sua continuidade à frente do clube, elegendo a nova direcção no passado dia 8 de Julho.

3- Na referida Assembleia Geral, que tinha como ÚNICO ponto de ordem a eleição dos novos corpos gerentes, a nova Direcção decidiu, contra os estatutos do clube, colocar outro ponto de ordem: A Extinção do Futsal por motivos financeiros, solicitando aos sócios que votassem a sua continuidade ou não, ao que os sócios votaram na maioria a favor da extinção pelos motivos enunciados.

4- No entanto, no final da Assembleia, o Presidente da Direcção, Eng. Manuel Valente e o Vice-Presidente, Sr. Joaquim Mota (também presidente da J.F. de Lordelo), indicaram que caso o Departamento de Futsal conseguisse reunir o orçamento total da secção para a nova época, o Futsal não seria extinto, situação testemunhada e apoiada por vários sócios presentes.

5- Após esta situação, e fazendo fé na boa palavra dos orgãos máximos da direcção, o Departamento de Futsal decidiu "ir para a estrada" e tentar angariar então os fundos necessários para assumir todas as despesas da secção para dar continuidade ao projecto.

6- Após muito esforço e dedicação de várias pessoas, o objectivo foi atingido e conseguiu-se então reunir os valores necessários para a nova época, enchendo de alegria todos os que se dedicaram de corpo e alma por esta causa, solicitando posteriormente uma reunião com a direcção para acertar os pontos e assim arrancar com a nova época, tal como prometido, ficando essa reunião marcada para o dia 18 de Agosto.

7- Mas infelizmente na reunião do dia 18 de Agosto, aconteceu o impensável... A direcção do Aliados Futebol Clube de Lordelo, pela voz do Presidente da Direcção, indicou que a direcção já tinha se decidido que o Futsal seria extinto no passado dia 8 de Julho, em concordância com os sócios durante a Assembleia Geral, alegando ainda que jamais tivesse dito algo em contrário, apesar de várias testemunhas (inclusivé da própria direcção) assim o indicarem, sendo desta forma insensíveis ao esforço, dedicação de todo um grupo de cerca de 25 pessoas que lutaram bravemente para manter a secção, chegando ao ponto de um dos directores (Sr. Jonas) durante a reunião se ter levantado e dito: "Não gosto de Futsal, por isso se o Futsal continuar eu vou-me embora. Ou o Fusal ou eu!", Abandonando a reunião desta forma abrupta. Sem comentários...

8- Perante este cenário, informamos as atletas, treinadores e fisioterapeuta da decisão da direcção, dando "carta-branca" para que as atletas resolvessem a sua vida da forma mais apropriada, no entanto, as atletas não desistiram e solicitaram por iniciativa própria uma reunião com o Presidente e Vice-Presidente da Direcção, pedindo encarecidamente a não extinção do departamento. Nesta reunião, ficou então decidido que teria que ser efectuada uma Assembleia Geral Extraordinária para proceder a nova votação definitiva para a continuidade (ou não) do Departamento no Aliados Futebol Clube de Lordelo, sendo que quer o Presidente e Vice-Presidente da Direcção deram a sua palavra de honra do que VOTARIAM A FAVOR da continuidade, de acordo com os moldes apresentados.

9- Assim sendo, tal como solicitado e de acordo com os estatutos do clube, cerca de 60 sócios efectuaram um abaixo-assinado para a elaboração da respectiva Assembleia Geral Extraordinária, ficando esta agendada para o passado dia 16 de Setembro pelas 17 horas, sendo a Direcção informada por carta registada.

10- Na referida Assembleia Geral Extraordinária, todos os sócios que estiveram presentes votaram a FAVOR DA CONTINUIDADE, no entanto para surpresa de todos, NENHUM elemento da Direcção se dignou a aparecer apesar de notificados, nem mesmo os senhores Presidente e Vice-Presidente, que recorde-se, tinham dado a sua palavra de honra que "VOTARIAM A FAVOR da continuidade".

11- Desta forma e como os sócios decidiram a favor, o Presidente da Direcção cumpriu o prometido e enviou o documento necessário (com a assinatura de 3 elementos da Direcção) para proceder a oficialização da inscrição na A.F.Porto, enchendo de felicidade todo o Departamento, desde os Técnicos, as Atletas, a Fisioterapeuta e os Dirigentes que lutaram dia e noite por este desfecho.

12- Mas, e quando tudo parecia finalmente resolvido, eis que no passado dia 22 de Setembro aconteceu o inacreditável... a Direcção do Aliados Futebol Clube de Lordelo, solicitou uma reunião com a responsável pelo Departamento de Futsal, Dra. Marcela Moreira, onde na mesma informam que pelo motivo de quatro directores terem apresentado a demissão caso o Futsal continuasse (sendo um deles o já falado Sr. Jonas), toda a Direcção decide NÃO respeitar a decisão dos sócios na Assembleia Geral Extraordinária e extinguir definitivamente o Departamento e o Futsal Feminino no clube!!!

13- Perante toda esta "novela", o Departamento de Futsal pretende informar todos os orgãos de comunicação, que à excepção do Presidente que na fase final do processo que se mostrou disponível para ajudar, a Direcção do Aliados Futebol Clube de Lordelo é insensível, desorganizada, incorrecta, e acima de tudo mentirosa, pois não cumpriu várias vezes com a palavra para com o Departamento de Futsal, não respeitou a vontade dos sócios e simplesmente brincou e enganou com todas as pessoas que trabalharam noite e dia por este projecto, colocaram centenas de euros do seu próprio bolso e lutaram com todas as forças para manter a secção viva, para no fim de uma forma injusta e cruel, levarem "um chuto no rabo" sem o mínimo de consideração.

14- Por fim, o Departamento de Futsal gostaria de pedir desculpa, mas principalmente agradecer publicamente a todas as pessoas que se comprometeram, lutaram, dedicaram e esforçaram por este bonito projecto, desejando por isso, a todas estas pessoas de enorme caracter e dignidade, os maiores sucessos pessoais e desportivos.

Até sempre...

O Departamento de Futsal"

Sem comentários: