Pela Igualdade no Desporto

No dia 7 de Julho, pelas 10.30h, será entregue ao Sr. Presidente da Assembleia da República a Petição PELA IGUALDADE NO DESPORTO.

Mais de cinco mil cidadãs e cidadãos, na sua grande maioria da área do desporto, decidiram exercer o Direito de Petição solicitando ao Presidente da Assembleia da República que recomende ao governo para patrocinar, institucional ou financeiramente, apenas os eventos desportivos que não discriminam as mulheres cumprindo assim o princípio constitucional da igualdade entre mulheres e homens.

Esta iniciativa, lançada no dia 2 de Maio, foi motivada pela exclusão no programa desportivo dos 2ºs Jogos da Lusofonia das competições femininas de futebol e futsal situação que, na opinião das pessoas que subscrevem a petição, atenta contra o estatuto das raparigas e mulheres desportistas, nomeadamente do futebol.

No conjunto de pessoas que subscreveram a Petição, estão inúmeras ligadas ao futebol, jogadores e ex-jogadores profissionais, jogadoras de futebol e futsal, treinadoras e treinadores, dirigentes de clubes e de associações regionais. É também considerável o número de desportistas das mais variadas modalidades. Realça-se ainda o âmbito nacional de subscrição da Petição, em todos os distritos do país e das regiões autónomas das Açores e Madeira.

Sem comentários: