Jogos da Lusofonia - Declarações de Vivente Moura

Presente edição vai ser melhor que Macau 2006, diz Vicente Moura

O presidente do Comité Olímpico de Portugal revelou-se hoje confiante na boa qualidade dos II Jogos da Lusofonia, que vão decorrer entre 11 e 19 de Julho, em Lisboa, adiantando estarem melhores que os de Macau 2006.

"Podemos esperar uns jogos, em termos de qualidade, superiores aos de Macau, tanto no atletismo, onde teremos campeões olímpicos de Portugal e Brasil, (Nelson Évora e Maurren Maggi) como no futebol, uma competição que se espera bastante nivelada, e no basquetebol, com selecções bastante fortes como Angola e Brasil", afirmou Vicente Moura.

O dirigente considera que o facto de participar é superior ao de ganhar a competição, relembrando o lema do evento: “A união mais forte que a vitória". No entanto, Vicente Moura acrescentou dizendo que todos os participantes deviam obter “medalhas, porque isso seria bastante bom para incentivar à participação e ao envolvimento"."Nos primeiros jogos houve selecções que foram recebidas nos seus países em triunfo. Isso é bom para os jogos. Porque estes jogos têm qualidade média em termos internacionais, sendo assim uma oportunidade para aumentar a auto-estima dos respectivos povos", adiantou.

Vicente Moura revelou ainda que já se pensou em "alargar a participação nos jogos a outros Estados", apesar do facto que "os Jogos da Lusofonia destinam-se a unir e não exactamente a acrescentar problemas internacionais aos que já existem".

"Para participar nestes jogos, a proposta tem de ser sempre originária do respectivo comité olímpico e com o apoio do governo de forma a não termos elementos que nos levem a pensar que poderá haver autonomias que se querem servir da realização dos jogos", ressalvou, explicando que: "Não é essa a intenção. A intenção é reforçar aquilo que temos, principalmente fazer com que todos os desportos (modalidades) tenham participações masculina e femininas o que não acontece actualmente".

O presidente admitiu também que o Brasil já mostrou intenção de coordenar a próxima edição dos Jogos (2013), com Angola e o Estado de Goa incluídos no lote dos interessados."Temos indicações de que há pelo menos três países (três comités olímpicos) que estão disponíveis, sei que o Brasil tem intenções de apresentar uma candidatura", acrescentou. Segundo Vicente Moura, "há mais dois países que já falaram nisso, mas naturalmente se aparecer uma candidatura forte do Brasil, provavelmente essa será a única"."Penso que Angola tem essa hipótese em carteira e sei que o Estado de Goa também, mas, naturalmente a mais adiantada é a candidatura brasileira e acho muito bem que os terceiros jogos sejam no Brasil", concluiu.

FONTE: INFORDESPORTO

Sem comentários: