Entrevista com Vítor Ferreira Treinador-Adjunto do A.C.R.S. Ribeirão

FutsalTotal19 – O que te levou a ser treinador de Futsal?

Vítor -
Sempre tive uma grande paixão pela prática da modalidade e esse interesse pelo futsal ficou ainda mais forte quando na época de 2004/2005 fui convidado a ser atleta numa equipa de futsal federado. Desde aí sempre me interessei muito pelo aspecto técnico-táctico e fui sempre procurando assimilar tudo aquilo que me era transmitido pela equipa técnica. Nunca escondi o desejo de um dia poder comandar uma equipa técnica numa equipa de futsal. Esse objectivo ganhou forma quando no início da época que agora terminou, recebi um convite para fazer parte da equipa técnica da equipa feminina da A.C.R.S.Ribeirão. Aceitei o convite sem hesitar, dado que era para trabalhar com uma pessoa amiga, o mister Miguel Reis, que também me havia convidado para ser atleta dele quando iniciei a minha carreira nesta modalidade e a quem agradeço as oportunidades que me tem dado.Entretanto tive a oportunidade de tirar o 1º nível do curso de treinadores de futsal que veio enriquecer ainda mais os meus conhecimentos sobre a modalidade.

FT19 - Como começou o projecto no ARCS.Ribeirão?

Vítor - Eu faço parte deste projecto a 1 ano, através do convite do mister Miguel Reis. Recebemos um convite por parte da direcção, que nos pediu que a equipa, a curto prazo, pudesse ser mais ambiciosa e conseguir melhores resultados. Quando chegamos à equipa, havia pouco tempo para alterarmos a sua estrutura e qualidade e então tivemos de contar com as atletas que tínhamos a disposição. Mesmo assim penso que fizemos um bom campeonato terminando na 8º posição. Para esta época que se avizinha, os objectivos são mais claros e ambiciosos. Estamos a construir uma equipa à nossa imagem e mais competitiva. Estamos a ter tempo e espaço para que o nosso trabalho possa ser realizado em excelentes condições para que a equipa possa vir a ter melhores resultados já esta época e a isso muito se deve as excelentes condições que a associação dispõe e também o esforço que a direcção tem feito para que nada falte a equipa feminina

FT19 - O que pensa dos moldes actuais do campeonato (campeonato distrital e taça nacional), acha que é o correcto ou alterava alguma coisa?

Vítor - O molde actual do campeonato, não é certamente o ideal, mas penso também que é o possível dado o número de equipas existentes neste momento. Penso que devemos continuar a apoiar o futsal feminino, para que este possa crescer ano após ano, adquirindo mais praticantes, mais adeptos e consequentemente mais equipas.Quando tivermos mais equipas, aí sim, poderemos pensar num campeonato com 2 divisões para que possa haver mais competitividade e responsabilidade, dado que assim teríamos descidas e subidas de divisão, que na minha opinião iria enriquecer muito a modalidade.

FT19 - O que pensa da inactividade da selecção nacional?

Vítor - É uma pena que a selecção feminina de futsal esteja inactiva, dado que alguma parte, senão a maioria, das atletas que representam as selecções de futebol de 11 feminina, sejam praticantes de futsal. Cabe a nós, os intervenientes nesta modalidade, tentar mudar o rumo da selecção feminina de futsal. Para isso temos de melhorar o nosso trabalho, melhorar a qualidade do futsal feminino para que no futuro possam olhar para esta modalidade com outros olhos e dar uma oportunidade as atletas de futsal, para que possam vestir a camisola do seu país fazendo aquilo que mais gostam, que é praticar futsal.

FT19 - Acha que alguma vez haverá um campeonato nacional e um regresso da Selecção Nacional?

Vítor - Eu quero acreditar que sim e é para isso que todos temos de continuar a trabalhar para que um dia isso seja possível, embora também esteja ciente de que isso apenas acontecerá a longo prazo. Ainda existe um longo caminho a percorrer, mas acima de tudo, nunca poderemos desistir para que um dia isso seja uma realidade, mas uma realidade que venha para ficar e não apenas uma experiência condenada ao fracasso.

FT19 - Quais as suas expectativas e objectivos para a próxima época?

Vítor - Depois do 8º lugar da época que terminou, das atletas que conseguimos contratar e das condições que temos à nossa disposição, eu só espero um excelente campeonato da nossa parte. Penso que estão reunidas condições para que possamos fazer algumas surpresas e fazer recair sobre nós as atenções deste campeonato. Temos ainda muito trabalho pela frente, mas estou convicto de que com o grupo fantástico que temos, podemos ficar melhores classificados do que na época anterior e quem sabe poder ombrear com as crónicas candidatas ao título. É para isso que vamos continuar a trabalhar seriamente, para que possamos ter o sucesso desejado por todos quantos fazem parte do nosso grupo.

FT19 - E a nível pessoal, quais são as suas ambições?

Vítor - Como já referi anteriormente, sempre tive o desejo de um dia poder comandar uma equipa técnica, ou seja, de poder ser o responsável técnico de uma equipa de futsal. De qualquer forma, não tenho pressa e sei que isso poderá acontecer a curto/médio prazo. Vou continuar a trabalhar da mesma forma, em conjunto com o mister Miguel Reis, em prol da equipa e do seu sucesso. Tenho ainda muito que aprender e é isso que vou fazer ao longo da minha carreira, para que possa ser sempre melhor e poder dar sempre o melhor a esta modalidade.

FT19 - Tens algum treinador cm referência?

Vítor - Houve um treinador que me marcou muito quando tirei o curso de treinador. Tive o privilégio de ter como responsável pelo curso e ainda como prelector da disciplina de capacidades motoras, o prof. Jorge Brás. Um treinador que já passou por várias equipas de futsal e que faz parte da equipa técnica da selecção nacional de futsal. Sem segredos, sem grandes rodeios, não hesita em partilhar o seu conhecimento com os outros. Sem duvida um apaixonado pelo futsal, que procura sempre evoluir e entender o futsal de uma maneira especial que muito me marcou e me fez ficar ainda mais apaixonado pelo futsal.

FT19 – Sentes-te feliz por treinar uma equipa feminina ou esta é só uma experiencia para puder dar o salto para o futsal masculino?

Vítor - Estou muito feliz na equipa feminina da A.C.R.S.Ribeirão. Tenho o privilégio de poder trabalhar com um grupo de atletas fantásticas. Sem duvida um excelente grupo, com quem tenho aprendido muito e com quem tenho uma excelente relação. Quero ser mais um a contribuir para o sucesso e para o crescimento do futsal feminino. Não importa se treino uma equipa feminina ou masculina, o importante é o projecto que nos apresentam e fazê-lo com dedicação.

FT19 - A nível internacional a NationsCup é o maior evento feminino, quando acha que vamos ter uma competição apoiada pela UEFA?

Vítor - No aspecto internacional, penso que o futsal feminino tem o mesmo caminho para percorrer como nós temos aqui em Portugal para chegar ao campeonato nacional. Passo-a-passo penso que o futsal feminino vai lá chegar, mas será um caminho longo e difícil e temos de estar preparados para isso.

FT19 - Quer deixar alguma mensagem aos amantes do futsal feminino?

Vítor - Quero apenas agradecer a paixão e a dedicação que todas as atletas e intervenientes têm dado a modalidade. É importante que essa força e essa vontade continue para que no futuro possamos ter mais e melhores condições. Nunca desistam dos vossos objectivos. Juntos podemos dar ao futsal feminino o que ele nunca teve.

Sem comentários: