Francisco Silva e o título do Juv. de Malta

O Juv. Malta conquistou mais um título, em ano de 25.º aniversário: as juniores femininas são campeãs da AF Porto na última ronda da prova. “Acabou por se fazer justiça”, diz o técnico Francisco Silva.

Reduzidas as possibilidades de conquistar o título de juniores, dada a desvantagem no goal-average relativamente ao líder Alto Avilhó, o Centro Juventude de Malta tinha de vencer na última ronda do campeonato e esperar um deslize do adversário directo para poder fazer a festa. E assim acabou mesmo por acontecer: a vitória por 1-0 frente às tricampeãs do Paredes e o empate do Alto Avilhó em Mindelo, deu às vila-condenses o tão almejado troféu:
“Acabou por se fazer justiça. Sempre disse que nunca iríamos desistir, apesar de termos consciência de que as possibilidades de conquistar o título eram maiores para o adversário”, afirma o técnico Francisco Silva, ao ND.
“Tivemos um início de segunda volta complicado, víamos coisas que não nos agradavam, mas, por outro lado, sempre soube que tínhamos um grupo forte, e acabamos por ultrapassar mesmo essa fase. As atletas foram extraordinárias, nunca desistiram, nunca deixaram de acredita e acabámos por ser reconhecidos no final, recorda.
Com a esperança presente até ao último momento, o plantel vila-condense cumpriu, com dificuldade, o seu jogo, que venceu pela margem mínima, tendo depois de esperar pelo resultado do outro encontro, que começou mais tarde. Foram momentos de grande ansiedade, como explica o técnico: “Chegámos ao intervalo, estávamos a vencer já por 1-0, e o outro jogo só começara há cinco minutos. Fizemos um jogo de grande ansiedade e sofrimento, até porque uma das nossas atletas foi expulsa perto do fim. Tínhamos o nosso adjunto a ver a partida em Mindelo, mas eu nem quis saber o que se passava. Estávamos no balneário, à espera, até que o director entrou a cantar «Campeões, Campeões» e foi a euforia completa”.
Para Francisco Silva, é o culminar de um trabalho de quatro anos, como afirma o técnico: “Sempre lutámos pelo título. No primeiro ano, fomos os outsiders, ficámos em segundo lugar; na segunda época, andámos nos lugares cimeiros, mas terminámos em quarto; no ano passado, ficámos em terceiro, empatados com o segundo classificado. Mantivemos a equipa junta durante estes anos e fomos ficando mais fortes, por isso pensei que poderia ser campeões este ano. Os obstáculos uniram-nos ainda mais, tornou-nos mais fortes e fomos recompensados”.
A preparação da próxima época já está em marcha, mas as mudanças serão poucas. Andreia Eusébio (guarda-redes), Carla Vanessa (internacional) e Sara Denise sobem à equipa sénior, estando já garantida a integração de Isabel, jovem de 13 anos que treina três anos no Centro Juventude de Malta. O técnico admite, assim, a entrada de uma guarda-redes e, eventualmente, outra jogadora que possa acrescentar algo mais ao grupo.
A festa de consagração das campeãs deverá acontecer no Torneio habitualmente organizado pelo clube em Julho. Nesse mesmo mês, no dia 5, as juniores participam no Torneio dos Campeões organizado pelo campeão de Lisboa e onde estarão ainda os vencedores de Leiria, Setúbal e Algarve.

in: o norte desportivo

Sem comentários: