Femesala Elche vence Nations Cup


A final reservou um embate Ibérico, colocando frente a frente a campeã espanhola Femesala Elche, às tri-campeãs portuguesas, o Benfica. O momento era especial e à chegada ao pavilhão o "profissionalismo" das atletas do Benfica estava espelhado na forma como estavam vestidas. Um exemplo a seguir, até pelos profissionais de verdade.Com um pavilhão completamente cheio, as interpretes que durante os últimos 3 dias maravilharam todos os amantes do futsal feminino e da modalidade em si, tinham todas as condições para dar espectáculo e discutir aquele que é o maior titulo de clubes internacional. Durante a fase de grupos duas jogadores se destacaram, Rita Martins do Benfica com 10 golos em 2 jogos e Sónia Bernal do Femesala Elche com defesas absolutamente soberbas que levaram a sua equipa a ultrapassar as potentes formações do Fun Ladies e Sabesp (Campeão do ano passado).
Seria porem a guarda-redes portuguesa Tânia quem mais brilharia na primeira parte, excelente entre os postes, revelando muita segurança e impedindo por várias vezes que as espanholas se adiantassem no marcador. A melhor oportunidade do Benfica surgiu dos pés de Sílvia, que após combinar muito bem com Rita, aparece a finalizar no interior da área para defesa quase impossível de Sonia Bernal.O conjunto às ordens de Calos Navarro revela-se mais perigoso e Beatriz à passagem do minuto 16 rematou forte para o primeiro da partida. Era um golo já merecido, mas Catarina no minuto seguinte com um potente remate de fora da área restabeleceu o empate. Arrancávamos para uns minutos finais da primeira metade muito intensos com oportunidades junto de ambas as balizas.
Começou aqui a chave do jogo, Tixto a capitã do Femesala Elche e que esteve arredada de toda a competição até ao dia de hoje devido a um abcesso, marcou um golo fenomenal e colocou a formação Espanhola em vantagem já muito perto do descanso.
Na segunda parte a condição física fez toda a diferença, o Benfica utilizou 6 atletas durante toda a partida, é verdade que todas elas estivera em excelente nível, mas não conseguiram contrariar a maior frescura e cultura táctica das 10 espanholas utilizadas pelo Femesala Elche. O equilíbrio ainda reinou nos primeiros minutos, mas depois do golo de Noelia, as pernas começaram a faltar.A velocidade que o Elche conseguia imprimir criava extremas dificuldades ao conjunto da luz, que só em momentos de inspiração de Rita e Catarina conseguiam levar algum perigo às redes de Sónia Bernal. A jogar agora numa postura de contra-ataque, o conjunto espanhol lançava transições muito rápidas, com as jogadoras do Benfica a já não serem capazes de recuperar. Foi numa dessas acções que Beatriz faz uma jogada fenomenal e depois ofereceu o golo a Patrícia. O jogo estava sentenciado.A vitoria é incontestável, o Femesala Elche foi a melhor equipa do torneio e hoje voltou a sê-lo.

Sem comentários: