Alfredo Braga (Treinador do C.C.D. Rio Febros)

Entrevista: Alfredo Braga (Treinador do C.C.D. Rio Febros)
Na sua época de estreia, a equipa sénior de futsal feminino do C.C.D.Rio Febros, garantiu, a 3 jornadas do fim, a subida á 1ª Divisão, cumprindo assim o objectivo principal para a presente época, podendo ainda colocar a cereja no topo do bolo, caso consiga conquistar o título distrital da 2ª Divisão da A.F. Porto, pois depende somente de si para o efeito.


Constituição da equipa:Guarda redes: Rita Ribeiro, Isa MarquesFixos:Mariza Almeida,Jessica Pedrosa,Verónica TavaresUniversais:Carina Santos,Isabel Silva,Luz Ventura.Ala/Pivô:Patricia Oliveira,Manuela Fernandes,Andreia Moreira
Como começou o projecto do C.C.D.Rio Febros?

O projecto C.C.D.Rio Febros começa com a desistência da Associação de Moradores de Viladeste onde nos encontravamos. Acabaram com a equipa sénior e júnior no ano em que as séniores foram vice-campeãs e subiram de divisão, a equipa júnior continuou a sua actividade então no Rio Febros, colectividade vizinha que nos deu guarida.
O objectivo para está época era a subida, apesar de ser a época de estreia. Qual foi o motivo de tanta ambição?

A nossa ambição é fruto de tudo o que incutimos no treino. Somos uma equipa com raça,que convive muito mal com a derrota ou com o empate embora aceite o pior resultado com desportivismo. Os nossos treinos é tipo mata mata, nem a feijões gostamos de perder...
Treinamos até uma vez por mês contra uma equipa masculina sénior. A motivação de chegar á 1ª divisão por mérito próprio alimenta a ambição e chegar á divisão principal com um treino semanal é digno de registo.
E agora, a 1ª divisão, qual o objectivo para a próxima época?

Para a próxima época temos os pés bem assentes no chão e sabemos o que nos espera, conhecemos o meio como poucos e ninguém nos vai apanhar desprevenidos. Vamos ser algo incómodos para os habituais candidatos. Qualquer lugar acima do meio da tabela será o nosso objectivo, contudo, seja com quem for jogaremos sempre para ganhar.


Vai manter a mesma equipa, ou haverá reforços e dispensas?

Ao longo da época inscrevemos 16 atletas, só cá estão 11. Prevemos a saída de quatro e a entrada de cinco, a matriz base não se altera.
Vamos inscrever 2 atletas de topo de uma equipa da estremadura espanhola que durante dois anos vêm estudar para o Porto e viver em Gaia.


Já agora, outro assunto, o que pensa dos moldes actuais do campeonato (campeonato distrital e taça nacional), acha que é o correcto ou alterava alguma coisa?


É obvio que mudava algumas coisas no campeonato distrital e taça nacional, pois há situações a precisarem de correcção imediata, contudo, são situações que têm que ser discutidas colectivamente pois cada um "puxa a brasa para a sua sardinha" e para o lado que mais lhe convêm.


O que pensa da inactividade da selecção nacional?

É uma barbaridade o que estão a fazer ao nivel da selecção nacional. Cada macaco no seu galho. Todos sabemos o quanto é errado colocar as atletas de futsal a jogar futebol de 11 e vice-versa, as noções de espaço,as execuções técnicas e as movimentações tácticas são completamente diferentes, e só se absorvem com tempo, rotina e em alguns casos sem sucesso. O futsal tem inúmeras e grandes executantes para estarem na própria sua selecção. Portugal continua a anos luz da vizinha Espanha.


Quer deixar alguma mensagem aos amantes do futsal feminino?

Deixo uma mensagem aos amantes da modalidade:"Vamos lutar pela selecção de Futsal Feminino".
Deixo também uma mensagem ás atletas:"O barómetro que indica a evolução é quando sentires que estás melhor que antes".

Sem comentários: