Acção de dinamização no Sotavento algarvio




Padernense é um exemplo no “jogo” das raparigas



O projecto “O Jogo das Raparigas” cumpriu na noite de sexta-feira mais uma acção de dinamização na Zona Algarve. Com o apoio de uma delegação central do projecto, liderada por Daniela Gomes da Costa (gestora para as regiões Lisboa e Sul), a dinamizadora que tem a cargo o Sotavento algarvio, Sónia Picamilho, conversou animadamente com jogadoras e treinadores da equipa actual campeã algarvia de futsal feminino, o Padernense.

Durante a apresentação do projecto, da sua génese e objectivos, ficou claro o interesse das raparigas e a vontade de todas em agarrar esta oportunidade para fazer a diferença. Todas se mostraram prontas para abraçar a causa da luta contra a desigualdade nas condições da prática do futsal e futebol entre homens e mulheres, bem como contra a invisibilidade que estas modalidades sofrem por parte dos órgãos de informação e dos poderes socio-políticios quando praticadas por raparigas.


Recordemos que “O Jogo das Raparigas” é uma iniciativa da Associação Portuguesa Mulheres e Desporto (APMD), que visa, entre outras coisas, dar poder às raparigas/mulheres de lutarem contra as barreiras culturais no acesso à pratica do seu jogo preferido (o futebol e o futsal), promovendo oportunidades de participação, organização e desenvolvimento das suas próprias competências de liderança.

Motivador para a delegação do projecto foi a realidade vivida pela equipa feminina de futsal do Padernense. A forma como as jogadoras se empenham na gestão dos seus recursos financeiros é realmente única, sendo cada uma delas, por exemplo, incentivada a arranjar o mínimo de três patrocinadores, “nem que seja de 50 euros cada”. Esta forma de gestão permite à equipa aceitar deslocações para torneios em todo o País e até no estrangeiro, promovendo não só o nome do clube como do concelho de Albufeira.





Céu Freitas

Sem comentários: