Novo formato nas competições Brasileiras

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) anunciou mudanças no formato das competições nacionais da modalidade.
A partir de 2010, não haverão mais fases eliminatórias na Taça Brasil e no Brasileiro de Selecções. Ambas competições serão feitas no formato de três divisões: Especial, Primeira e Segunda. Haverá subidas e descidas entre as mesmas.

As divisões serão compostas por nove Estados. Desse modo, as Taças Brasil terão 10 clubes participantes (um por Estado mais o sediante - que deve ser de Estado constante na divisão), divididos em duas chaves de cinco. Já os Brasileiros de Seleções contarão com nove Estados, divididos em um grupo de cinco e outro de quatro (a sede será também, obrigatoriamente, de um dos participantes).

Cada divisão foi montada de acordo com um ranking, considerando o desempenho exclusivamente dos Estados nas competições nacionais. Tal classificação é feita tanto nas competições de seleccionados quanto de clubes.

Outra importante mudança foi que, a partir de 2010, haverá edições anuais da Taça Brasil em todas as categorias - dos Sub 15 aos séniores. Já em termos de Brasileiro de Selecções, haverá dois por ano, na mesma categoria. Para o feminino, as seguintes competições estão agendadas na Divisão Especial, onde São Paulo estará representado:

- Taça Brasil Séniores: de 22 a 28 de março (sede: Anápolis-GO)
- Taça Brasil Sub 20: de 21 a 27 de junho (sede: a definir)
- Taça Brasil Sub 17: de 19 a 25 de julho (sede: a definir)
- Taça Brasil Sub 15: de 23 a 29 de agosto (sede: a definir)
- Brasileiro de Selecções Sub 20: de 18 a 24 de outubro (sede: a definir)

A última novidade importante é a realização da primeira Campeonato do Mundo de Futsal Feminino, com a chancela da FIFA, agendada entre os dias 06 e 12 de dezembro.

Já houve um Mundial Universitário, em Vitória (ES), no ano de 2008, vencido pelo Brasil. Porém, desta vez, o Brasil sediará um campeonato internacional com o aval da principal organização do futebol no planeta.

Sem comentários: