Golos é com elas

Na Póvoa de Lanhoso mora uma equipa que tem impressionado pelos números alcançados esta temporada. Para além de apresentar um percurso cem por cento vitorioso, o Maria da Fonte destaca-se por ser a formação mais concretizadora de todos os campeonatos disputados em território português. As pupilas orientadas por Bruno Azevedo levam já 296 golos marcados.
Com um plantel composto por atletas muito experientes, em simbiose com atletas jovens e com um futuro promissor, fruto da reestruturação levada a cabo esta época no departamento de futsal feminino, o Maria da Fonte lidera o Campeonato Distrital da AF Braga com vinte triunfos averbados em outros tantos jogos disputados. A equipa técnica é nova e todas as atletas jogam pela primeira vez no clube, com a excepção da capitã, Mélissa Antunes, que regressou após um ano na ADC Gualtar.
O segredo do sucesso parece residir no facto de existir no seio da equipa uma forte ligação entre todos os elementos, desde equipa técnica a atletas, com papéis bem definidos e com todos os elementos a desempenharem um importante papel, numa estrutura sólida, inviolável e que leva a que as atletas sintam a responsabilidade de traduzir em campo aquilo que é a grande filosofia do grupo: trabalhar sempre no limite.

Bruno Azevedo aponta o trabalho para a base do êxito
Bruno Azevedo é o técnico que está por trás do sucesso de uma equipa que promete fazer história nos distritais da AF Braga. Para o treinador do Maria da Fonte, o segredo está no trabalho realizado diariamente. "O êxito, geralmente, anda sempre associado a muito trabalho. Neste caso não foge à regra. Além do trabalho, destacaria também o facto do clube investir bastante no futsal feminino e oferecer todas as condições, ao mesmo tempo que destaco também a predisposição das atletas para trabalharem sempre no limite e a vontade que têm em querer sempre mais", começou por dizer.
O facto de comandar uma equipa totalmente renovada, apesar de algumas atletas já terem jogado juntas, não impediu um rápido retorno desportivo. Para Bruno Azevedo não é surpresa o que estão a fazer e explica: "primeiro porque vejo o trabalho sério que realizam, depois porque possuem qualidade técnica muito acima da média e ainda uma grande cultura táctica."
Apesar de estar em boas condições para conquistar o título distrital, mesmo que o ‘rival', Vermoim, se encontre a apenas três pontos de distância, Bruno Azevedo revela-se pragmático e ainda não pensa numa eventual participação na Taça Nacional. "Na equipa cultivamos a filosofia
de pensar jogo a jogo, até para retirar pressão das atletas. Respeitamos muito todos os adversários e temos no nosso campeonato equipas de grande nível. Não nos podemos dar ao luxo de pensar no futuro que pode nem acontecer", explicou, antes de deixar um agradecimento especial a "todos os elementos da equipa técnica pelo excelente trabalho que desenvolvem" admitindo sentir "um enorme orgulho" nas atletas que comanda.

Mélissa Antunes já marcou por 108 vezes
No meio de tantos golos apontados, há quem se destaque pela grande pontaria revelada ao longo da época. Mélissa Antunes já acertou nas redes contrárias por 108 vezes, o que lhe confere o estatuto de máxima goleadora da equipa. A atleta prefere dividir os louros com as suas colegas: "Tenho uma equipa fantástica que, além da confiança e força que tem e transmite para lutar pelos nossos objectivos, demonstra muita qualidade técnica e táctica, proporcionando-me imensas situações para fazer golo. A equipa leva um registo impressionante de golos e isso mostra que todas nós temos pontaria afinada", explicou, antes de admitir: "tenho uma aptidão inata para a ‘redondinha', para além de impor regras a mim mesma, trabalhando sempre no limite e procurando ser cada vez mais e melhor."
Mélissa tem também a responsabilidade de capitanear uma equipa que só sabe ganhar, facto que não parece dar-lhe um acréscimo de responsabilidade. "Este ano, por vezes, esqueço-me que sou capitã. No balneário olho em meu redor e vejo 13 atletas amigas, solidárias e felizes. Em campo sinto que todas jogam decididas e voluntariosas a ajudar a equipa a vencer, sem que seja preciso indicar alguma coisa. A maturidade que reveste as minhas colegas de equipa faz com que todas sejam capitãs", rematou.

Nuskinha fala em "grupo espectacular"
Para a sub-capitã, Nuskinha, a chave do sucesso passa pelo empenho demonstrado por todos para atingir os objectivos propostos. "Na nossa equipa, como em todas as outras, existem factores que nos ajudam a melhorar dentro e fora de campo. A equipa técnica é fantástica e ajuda-nos imenso quando as coisas não correm tão bem. Temos um treinador excepcional, que confia em nós a duzentos por cento. Os nossos adeptos sabem que damos tudo em campo e apoiam-nos incondicionalmente."
Nuskinha admite que, apesar de a equipa ser constituída na totalidade por atletas novas no clube, o espírito de grupo "surgiu com espontaneidade. É um grupo espectacular, com atletas e restante equipa técnica que se entendem na perfeição", sublinhou. "O facto de termos atletas ainda bastante jovens só é bom para nós, pois, para além de serem excelentes jogadoras, só mostram que o futsal está para durar em Portugal. Tenho bastanto orgulho em todas elas, e tendo em conta que sou uma das mais velhas, sei que há uma certa responsabilidade em ajudá-las a crescer. É esse outro dos objectivos do SCMaria da Fonte: fazer crescer o futsal feminino em Portugal", concluiu.

Maria da Fonte 2009-2010:

Director do Departamento: João Oliveira

Equipa Técnica: Bruno Azevedo (Treinador),
Estrela Paulo (Adjunta) e Sónia Alves (Adjunta)

Responsável Clínico: Enf. Fernando Silva

Atletas:
44 Aurora (guarda-redes)
4 Sandra (fixa)
8 Susana (pivot)
9 Rachel (ala)
10 Nathalie (ala)
14 F. Raquel (ala)
17 Mélissa (universal)
18 Maria (ala)
19 Nuskinha (universal)
20 Nani (fixa/ala)
24 Marlene (fixa/ala)
28 Tita (ala)
77 Caty (ala)

Galeria de Fotos



IN: http://www.futsalglobal.com/news.php?extend.5277

Sem comentários: