Entrevista com a guarda-redes do Vitória S.C. Carla Malaínho

Depois de ter conhecido algumas jogadoras que a sua motivação é marcar golos, o FutsalTotal 19, foi conhecer a Carla Malaínho...Que tem como principal vontade evitar qualquer golo, ou não fosse ela uma guarda-redes de enorme qualidade, que despensa grandes apresentações...

FutsalTotal19 - Como e quando iniciaste a tua carreira no Futsal?


Malaínho - Tudo começou no meu 10º ano quando abriu pela primeira vez futsal na Escola Secundaria da Povoa de Lanhoso, finalmente uma oportunidade para jogar um desposto que desde á muito gostava mas que nunca tinha tido a oportunidade de o fazer em termos competitivos! Sendo assim foi no desporto escolar que tudo começou, mas desde da primária que jogo:)!

FT19 - Poque escolhes-te o futsa?!

Malaínho - Surgiu...Se tivesse aparecido em primeiro lugar o futebol de 11 , talvez nesta altura estaria a jogar futebol de 11, mas ainda bem que apareceu em primeiro lugar o futsal porque realmente este é o desporto-rei!

FT19 - Como surgiu a preferência pela baliza?

Malaínho - Sempre que jogava com os meus amigos, ia sempre á baliza. Comecei a gostar e a ver que até tinha algum jeito pra aquela posição. Depois foi uma questão de continuar e a aprefeiçoar para cada vez ser melhor. É claro que nunca tive treinos, nem nunca tive numa equipa, tudo o que aprendi, foi com o meu irmao, amigos e por vontade propria, muita vontade...

FT19 - Tens alguma referência nacional ou internacional?

Malaínho - Relativamente ao futsal temos o grande Benedito, apesar de ser do sporting é um dos melhores guarda-redes nacionais, a nivel internacional não conheço muitos na area do futsal, so mesmo no futebol de 11 e então aí temos o grande Iker Casillas e o nosso grande Quim a nivel nacional e internacional, claro.

FT19 - Quais são as tuas ambições na modalidade?

Malaínho - A nivel individual, já não tenho muitas ambiçoes pois com a minha idade sei que já não posso ir muito mais longe, é que além de não haver selecção nacional, as competiçoes que existem a nível de selecções distrital é sempre sub19, o que é pena pois impede motivação pras grandes jogadoras que temos no nosso país! agora a nivel colectivo tenho todas as ambiçoes: campeonato distrital, taça da A.F. Braga e campeonato nacional...tou numa boa equipa e como tal estas ambiçoes não são irreais.

FT 19 - O que pensas da situação actual da modalidade em Portugal?

Malaínho - Penso que aos poucos e poucos a modalidade tem vindo a melhorar, no entanto ainda á muito caminho a percorrer...talvez uma maior abertura por parte da federação, associações e claro clubes! Se já temos o Benfica com uma equipa feminina se outros clubes seguissem o exemplo de certeza que a modalidade seria vista com outros olhos! E claro, tem de haver maior e melhor apoio, já houve muitas equipas que infelizmente tiveram de cessar funções porque não existe nem apoios desportivos e muito menos financeiros e sabemos que só à sucesso se as modalidades tiverem muitos apoios financeiros.

FT 19 - Ainda encontras motivação para continuar a jogar?

Malaínho - Motivação à sempre...sou uma adepta da competição e da modalidade, mas jogar só por jogar para mim não dá! uma jogo pra mim é sempre uma nova experiencia onde dou sempre tudo por tudo pois perder não é palavra que entre no meu vocabulário (apesar de já ter acontecido algumas vezes)! Além disso a vontade de querer aprender sempre mais e melhorar sempre mais nunca termina, apesar dos 27 anos, sei que posso evoluir e dar muito mais à minha equipa

FT19 - Gostarias de dar o salto para um campeonato com maior dimenção?

Malaínho - Gostaria que o meu campeonato fosse mais competitivo, e não lutar contra apenas 3 ou 4 equipas, pois infelizmente as outras lutam pelos lugares centrais da tabela, o que faz com que as equipas da distrital de Braga ou Viana num campeonto nacional nunca vão muito longe sendo sempre dominadas pelas equipas de Lisboa e Porto, onde existe muito mais competição e onde nunca existe so 3 ou 4 equipas a lutar pelo 1º lugar! É preciso apostar cada vez mais na formação de atletas e na formaçao qualificada dos tecnicos que estão à frente das equipas, a parte da "carolice", acho k já devia ter sido passada à frente.

FT19 - Gostavas de competir num Campeonato Nacional em Portugal? E achas que é possível?

Malaínho - Gostava de competir num campeonto mais competitivo e claro que num campeonato nacional o nivel das ekipas seria outro. E como tal claro que gostava de entrar num campeonato mais competitivo.
Achar possivel claro que acho, mas pra isso é preciso mais apoios desportivos e financeiros, os clubes não tem condiçoes pra suportar deslocações à zona sul, centro etc., por isso apesar de axar ser possivel a realização desse campeontao acho muito utopico essa ideia

FT19 - O que pensas que falta para que a selecção nacional volte ao activo?

Malaínho - O mesmo sobre a criação de um campeonato nacional, apoio!!Só tendo apoio por parte de todos os agentes desportivos envolvidos nesta modalidade é que é possivel falar numa selecção, e tenho a certeza se os clubes dito grandes apostassem no futsal como o Benfica apostou, de certeza que a modalidade iria ser vista com outros olhos e a selecção iria ser outra vez um sonho real e não uma simples miragem e até lhe digo já, de certeza que a nível de selecção, uma selecção nacional de futsal iria ter muito mais sucesso que uma selecção de futebol de 11, o leque de escolha é muito mais abrangente e possuimos grandes valores no nosso futsal, basta saber procurar

FT19 - Já alguma vez te passou pela cabeça trocar o futsal pelo futebol?Porquê?

Malaínho - Nunca..apesar de já ter experimentado o futebol de 11 no Boavista Futebol Clube, não trocava o futsal pelo futebol de 11, o futsal além de ser um desporto muito mais bonito, com muitos mais golos, obriga uma cultura táctica muito mais exigente que o futebol de 11 feminino, o que torna o jogo com mais qualidade de se ver e as suas atletas tem mais oportunidade de demonstrar as suas qualidades técnico-tácticas.

FT19 - Queres deixar alguma opinião ou comentário para os/as leitores do blog e para os amantes do Futsal Feminino?

Malaínho - Que partiquem com amor este desporto e deixem outros assuntos pro lado...vamos elevar o desporto feminino a um patamar que muita gente desconfia que o possamos fazer. E claro que se apliquem nos seus estudos, não pensem que o futsal feminino vos vai transformar num Cristiano Ronaldo, ninguém faz vida a jogar futsal femino, como tal apostem na vossa formação pedagogica e profissional e encarem o futsal como um hobbie, mas com muito amor claro;)



Curiosidades:

Clube do coração: Sport Lisboa Benfica e Vitoria Sport Club
Num.preferido: 1
Para ti a melhor guarda-redes é: a miuda que ajudei a formar e a treinar: Rita Sá
Comida favorita: Bacalhau com Natas
Cor preferida: vermelho
Uma virtude: ser amiga do amigo e sinceridade (ás vezes até demais)
Um defeito: orgulhosa e preguiçosa (só nas tarefas domesticas claro)
FutsalTotal 19 agradece a tua colaboração e espera que continues a mostrar toda a tua qualidade nas balizas por esses pavilhões fora...muitas felicidades!!!

Sem comentários: