O Projecto "O Jogo das Raparigas" apresenta as propostas para o desenvolvimento das equipas femininas de futebol e futsal aos candidatos à FPF e aos treinadores e dirigentes‏

Atreva-se a descobrir as nossas iniciativas mais recentes!
HomenageadasNo mês de Outubro, a Associação Portuguesa Mulheres e Desporto promoveu a Homenagem às primeiras internacionais de Futebol e Futsal e no âmbito do Jogo das Raparigas organizou o Seminário Internacional "Jogo das Raparigas". A equipa responsável pelo projecto o Jogo das Raparigas, tem como objectivo debater, até final de Dezembro, o conjunto de propostas para o desenvolvimento das equipas femininas de futebol e de futsal.
Reunião com o candidato Carlos MartaO primeiro passo foi dado com a divulgação da entrevista à única delegada da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol, Daniela Gomes da Costa, seguida da entrega do documento com as propostas à Candidatura do Dr. Carlos Marta no passado dia 9 de Novembro, estando por agendar a reunião com a Candidatura do Dr. Fernando Gomes. Para além da sensibilização dos Candidatos à presidência da Federação Portuguesa de Futebol, o objectivo é promover o debate a nível nacional por distrito com todos os agentes e entidades ligados às modalidades.
As propostas resultam das iniciativas de O Jogo das Raparigas e estão divididas em três grandes áreas, iniciação e formação, quadros competitivos e encargos com a competição federada, promoção e visibilidade.
Para chegar a este documento foram realizadas mais de 350 reuniões com as equipas de futebol e futsal. Após esta primeira fase, as jogadoras de ligação ao Jogo das Raparigas estabeleceram nas reuniões preparatórias um conjunto de propostas a serem discutidas nos Encontros Locais e nos Encontros Regionais.
De Norte a Sul do país foram realizados 15 Encontros Locais (Chaves, Porto, Braga/Viana do Castelo, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Leiria, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja, e Olhão) e 4 Encontros Regionais (região Norte, região Centro, região Lisboa e região Alentejo), com uma participação global de mais de 1.600 pessoas, jogadoras, treinadoras/es, dirigentes de clubes, associações distritais, docentes de Educação Física e eleitas/os e técnicas/os das autarquias locais.
Em todos os Encontros foi referida a preocupante lentidão do desenvolvimento e da participação das mulheres no futebol/futsal. Os vários indicadores estatísticos, e a realidade que se conhece, confirmam a permanência dos obstáculos à participação das raparigas no futebol/futsal, nomeadamente, nos escalões etários jovens:
  • Apenas 15% do total de clubes filiados enquadram equipas femininas;
  • As raparigas representam apenas 0,7% das jogadoras inscritas nos escalões de formação, um "campo" hipotético com 300 rapazes, onde só 2 raparigas têm lugar;
  • A taxa de feminização de praticantes inscritos na FPF é pouco mais de 4%.
Leitura Posição PúblicaNo Seminário Internacional "O Jogo das Raparigas", realizado no início de Outubro de 2011, as propostas foram apresentadas, algumas com maior detalhe, as quais conjuntamente com a Posição Pública aí sufragada, constituem o corpo deste conjunto alargado de temas, com objectivos e medidas concretas conducentes ao necessário desenvolvimento sustentado das equipas femininas, no princípio da efectivação do direito à igualdade das raparigas e mulheres no Futebol e no Futsal.
A equipa do projecto agradece o apoio e o destaque dado às nossas iniciativas. Estamos ao vosso dispor para esclarecimentos adicionais.


o jogo das raparigas

Sem comentários: