Projecto " O Jogo das Raparigas" - Encontro Regional Lisboa/Setúbal

AberturaApós meses de preparação, chegou finalmente o dia de Festa da região Lisboa/Setúbal. Jogadoras e técnicas/os do Jogo das Raparigas, de ambos os distritos, fundiram-se num grupo de trabalho inexcedível na dedicação e empenho para que o objectivo fosse cumprido: proporcionar um dia diferente a todas as jogadoras que participaram no Encontro Regional.
Mais de trezentas raparigas do JOGO, acompanhadas por treinadores/as, dirigentes, familiares e pessoas amigas, convergiram no Jamor para colorir com o vermelho das camisolas um belo dia de calor!
4_ConcursosDurante a manhã, o convívio de futebol 7, só possível com a colaboração do IDP, FPF e Fabrigimno, fez com que as muitas equipas distribuídas pelos campos do Jamor, surpreendessem (…e encantassem) as pessoas curiosas que paravam para assistir às partidas.


2_Convivio_Fut7Nos intervalos dos jogos ninguém parou! Na tenda da Luzir, as jogadoras tiveram direito a uma fotografia personalizada, com o cunho sempre especial desta excelente fotógrafa. No espaço informal, realizaram-se os concursos de baliza de alvos, bola na barra, de toques e futevolei.
Todas as actividades foram acompanhadas por mais de duas dezenas de pessoas voluntárias, que com o seu trabalho incansável, contribuíram de forma decisiva para o seu sucesso, tal como a presença constante e tranquilizadora dos Bombeiros Voluntários do Dafundo.
8_Raparigas_do_JogoDurante a hora do almoço, as participantes acomodaram-se junto ao palco onde decorreu a apresentação dos temas considerados mais importantes pelas jogadoras de toda a região. E não foi uma qualquer formalidade… O contexto desportivo, informal e alegre em que decorreu o Encontro, impunha encontrar formas inovadoras de expor os temas.

10_SketchSem as “securizantes” apresentações PowerPoint, num palco perante mais de 300 pessoas, as Raparigas do Jogo ousaram fazer algo diferente. Para cada tema, duas encenações: uma interpretou a situação do quotidiano, e a outra, o desejo e as propostas das Raparigas. E assim foi…
Isabel Cruz, vice-presidente da APMD abriu a sessão dando as boas-vindas a todas as pessoas presentes. Inês Neto, coordenadora do projecto “Jogo das Raparigas”, salientou o percurso de debates com todas as jogadoras, desde as sessões de dinamização, até às reuniões de preparação dos Encontros, destacando que as propostas constituem pontos de partida para o debate com outros agentes desportivos, treinadores/as, dirigentes e árbitros/as de futebol/futsal para 11_Conjuntoque em conjunto se possa delinear estratégias específicas de desenvolvimento para o sector feminino. Maria Martins e Pedro Alves, responsáveis da dinamização do projecto, caracterizaram os números da prática federada em Lisboa e Setúbal, ilustrando a disparidade entre homens e mulheres – a grande bola grande de fitness para os praticantes do sexo masculino; uma pequena bola de ténis de mesa bastou para as praticantes do sexo feminino.
Seguiram-se os quatro temas eleitos: Iniciação e formação, apresentado por Carlota Filipe; Quadros competitivos, por Ana Raquel Dias e Tatiana Sequeira; Redução de custos da prática federada, por Carina Costa; e (In)visibilidade, por Ana Pontes. Todos estes temas foram enquadrados por sketches exemplarmente teatralizados pelas duplas “Carol e Joaninha” e “Carina e Vává”.

9_Damas_do_FightOs inesperados sketches, exemplificativos de situações reais, constituíram uma forma inovadora de complementar a exposição de cada tema, comprovada pelos muitos sorrisos na plateia. E sobre as propostas e recomendações a plateia reagiu com palavras de incentivo ou com um firme acenar de cabeça, indicando um não-verbal “é mesmo assim!”.
No final do debate foi reforçada a ideia de que a união e mobilização de todas constitui o principal passo para o sucesso do Jogo das Raparigas! Chegou o momento de exigir e não nos resignarmos à desigualdade como se fosse algo “normal”. A igualdade é um direito e cabe às raparigas lutar pela sua concretização.
Durante o resto da tarde, o convívio de futebol 7 contou sempre com o incansável acompanhamento das Damas do Fight, figuras encenadas da luta pelos direitos de todas, incansáveis em proporcionar o ambiente de festa no Jamor!

12_PremiosE foram também elas que encerraram o Encontro com a entrega de vários prémios: Sofia Valente, a mais habilidosa do dia ao vencer a actividade do concurso de toques; Daniela Azevedo, a mais certeira na final de bola na barra; Sofia Nunes, a mais constante ao vencer aos pontos a baliza de alvos; Ana Mendes e Júlia Gonçalves, as raparigas mais novas; e finalmente, Maria Manuela d’Espiney, a “rapariga” mais velha que esteve em campo neste fantástico dia.

13_Premios2O Jogo das Raparigas não tem idade, não tem etnia, não tem emblema… mas um simples acessório que apaixona e une milhares de raparigas de Norte a Sul: uma bola… e neste Domingo, todas as raparigas de Lisboa e Setúbal puderam fazer o que mais gostam.
Todas puderam jogar à bola! E certamente, pelo menos por um dia, todas se sentiram empoderadas e capazes de ter um papel activo na luta contra a discriminação no desporto. Todos os dias deveriam ser assim… cabe a cada uma de nós contribuir para isso!



No final do Encontro Regional só existiu uma pergunta: quando é a próxima vez?
Fotos da Luzir no Facebook : Clique Aqui!      Fotos da Andreia Guerra no Facebook: Clique Aqui!
Agradecimentos porque sem o seu apoio e participação nada teria sido possível:
- Às Raparigas do Jogo pela sua participação;
- À Luzir;
- À Fabrigimno;
- Aos Bombeiros Voluntários do Dafundo;
- À Federação Portuguesa de Futebol;
- Ao IDP;
- Ao CRC Quinta dos Lombos.
Fernanda Piçarra- Associação Portuguesa Mulheres e Desporto
http://www.mulheresdesporto.org.pt




Facebook 

Sem comentários: