Eventualmente, ao longo de toda a vossa vida futsalistica, sempre ouviram algumas indicações por parte dos vossos treinadores. E muito do que vão ler aqui, já tão cansadas de ouvir, contudo achamos por bem relembras as 25 regras que pensamos ser bastante importantes, não só para que começa a jogar futsal, mas para relembras todas aquelas que jogam.
Desejamos que sejam úteis e que tenham muito sucesso, não só no futsal, como na vossa vida secular.
A todos, um Feliz Natal.
Ataque:
1.
1 .Abrir o campo, as alas jogam em cima da linha lateral
2. 2. Regra dos 3 segundos: cada jogadora tem de saber movimentar-se sem bola e não devem permanecer mais de 3 segundos no mesmo sítio. Tem de se recordar que num jogo de 40 minutos jogam 4minutos com bola e os restantes 36 sem ela.
3. 3. Para onde me desmarco?
Norma: Ocupar sempre o lugar vazio deixado pela colega de equipa. 4. A jogadora com bola aproxima-se da defesa (para fintar e poder ganhar as costas do adversário), as restantes colegas afastam-se das suas defensoras.
5. 5.Ajudar a colega que tem a posse de bola, às vezes em aproximação outras vezes afastando-se, para dar linhas de passe.
6. 6. Nunca perder a bola e os olhos da adversária de vista, assim como a percepção de onde se encontram as restantes colegas de equipa e tudo que se passa a sua volta.
7. 7. Passar e desmarcar
8. 8. Longanimidade no passe. O jogo é ganho pela equipa que marca mais golos, não pela jogadora que concretizar mais.
9. 9. Desassociar o olhar do passe, para que este não seja denunciado.
1010. Realizar fintas de desmarcação, de passe, de troca posicionais etc., de modo a confundir as adversárias.
1111. Os passes devem ser bem direccionados para impedir a intercepção das defensoras e permitir que a bola chegue à colega em condições.
1212. Deve-se ter especial atenção com os passes paralelos junto da nossa área de baliza. Um passe interceptado nessa zona do terreno pode ser letal.
1313. Regra dos 5 passes: ter paciência para construir um ataque organizado. Realizar pelo menos 5 passes antes de finalizar, de modo a desorganizar a defesa contrária.
1414. Todas as jogadoras devem saber pautar o jogo
1515. A fixo, como é a última jogadora, não deve tentar fintar a sua adversária, pois se perder a bola, a sua opositora ficará frente a frente com a guarda-redes.
1616. A jogada deve ser bem finalizada. Se não for atingido o objectivo que é marcar golo, devem evitar o contra ataque.
Defesa:
1717. Agressividade: nunca dar uma bola por perdida. Defender passa mais pela atitude que se tem, do que pela técnica que se possa ter. É preciso que cada uma queira roubar a bola e tentar ser sempre bem sucedida.
1818. Contundência: entrar duro a bola. Ser dura não quer dizer violenta.
1919. Não deixara adversária passar com a posse de bola. Fazer contenção e tentar roubar a bola no momento certo. Nunca entrar á “queima”.
2020. Jamais perder a bola e os olhos da adversária de vista.
2121. A linha lateral é mais uma defensora: a atacante deve ser conduzida pela defesa para a linha lateral, pois fica muito mais difícil de atingir a baliza.
2222. Quando se defende, nunca se deve estar descontraída. Pois qualquer erro pode ser fatal. Devem ter o centro de gravidade mais baixo, de modo a que consigam reagir rápido a todos os movimentos das adversárias.
2323. Todas as jogadoras devem defender atrás de linha da bola.
2424. As jogadoras que defendem devem ter um óptima posicionamento defensivo e saber exactamente qual o local que deve ocupar na fase defensiva.
2525. A comunicação é um factor primordial para quem defende.
Sem comentários:
Enviar um comentário