"O Jogo das Raparigas"

Foi dado o pontapé de saída no “Jogo das Raparigas”- uma iniciativa da Associação Portuguesa de Mulheres e Desporto (APMD), que visa sensibilizar o público para a questão da igualdade no desporto e promover um aumento da participação das raparigas e mulheres no futebol e futsal. A apresentação do projecto teve lugar esta segunda-feira à noite no Centro Cultural e Recreativo da Quinto dos Lombos, em Carcavelos, no âmbito da 6ª edição do evento Convidados VIP, que este ano se materializou na disputa de um torneio triangular de futsa.
A iniciativa promovida pelo Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos , em parceria com a APDM, a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia de Carcavelos, contou com a participação da equipa da casa, a formação feminina de Futsal da Quinta dos Lombos, das brasileiras da Unochapecô Nillo Tozzo, bicampeãs da Taça Brasil de Clubes e vencedoras da Taça das Nações 2009 e ainda de uma equipa mista do projecto Jogo das Raparigas, que contou com vários convidados ilustres. A alinhar pelo Jogo das Raparigas estiveram João Matos e João Benedito, ambos jogadores de futsal do Sporting, Pedro Costa, capitão de futsal do Benfica, Ruben Lima, futebolista do Vitória de Setúbal. A equipa foi orientada pelo antigo seleccionador nacional de futsal, Orlando Duarte e pelo treinador da equipa sénior feminina do 1º de Dezembro, o professor Nuno Cristóvão.
Com tantas estrelas, a formação mista do Jogo das Raparigas acabou por não provar ser superior dentro de campo. A noite era mesmo das raparigas. No final, contas feitas, a equipa inteiramente feminina do Unochapecô Nillo Tozzo sagrou-se vencedora do torneio ao derrotar a equipa da casa, as Lombitas, e também a do Jogo das Raparigas. Em ambas as partidas as brasileiras, provenientes de Santa Catarina, venceram por 3-1. Contudo, nesta noite, o que menos importava eram os resultados das partidas. Bem mais importante era sensibilizar o público para questões como a igualdade no desporto, o combate à invisibilidade e o empoderamento das raparigas e mulheres que praticam as modalidades de futsal e futebol. E o público não se fez rogado. Cerca de 400 pessoas marcaram presença nas bancadas do complexo desportivo da Quinta dos Lombos, número que, de acordo com a organização, é “fantástico para uma uma segunda-feira à noite”. Entre elas destacava-se as presenças do presidente da AF Lisboa, o Dr. Carlos Ribeiro e do Vereador de Desporto da CM de Cascais, o Dr. João Sande e Castro.
Num serão de festa, os espectadores presentes foram brindados, durante os períodos de intervalo entre as partidas, com a actuação do grupo de hip hop B. Effect e puderam ainda assistir à homenagem à equipa de futsal feminino da Quinta dos Lombos, que recentemente se sagrou campeã distrital da AF Lisboa. Assim como à entrega do prémio carreira, pelo presidente da Associação Futebol Lisboa, à ex-jogadora internacional de futsal feminino Sílvia Valoroso pela seu percurso ímpar nesta modalidade, que contou com dezasseis internacionalizações, doze campeonatos distritais da Associação Futebol Lisboa, onze taças da Associação Futebol de Lisboa, nove Taças Nacionais e uma Taça Ibérica. O evento teve também cobertura mediática, nomeadamente por parte do Jornal a Bola e do portal Geração C.
Em jeito de balanço, a coordenadora do projecto na região de Lisboa afirma que o evento “provou que as raparigas com um trabalho de qualidade podem proporcionar um trabalho que em nada devem ao masculino”. Fernanda Piçarra, também treinadora de futsal feminino, espera ainda que esta noite tenha sido “o ponto de partida para uma verdadeira mudança de mentalidades”.
O Jogo das Raparigas é uma iniciativa financiada pelo Programa Operacional de Potencial Humano (POPH) do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Nos próximos dois anos e meio este “Jogo” vai ser dinamizado um pouco por todo o território de Portugal Continental.
Vestir a camisola deste projecto é sinónimo de combater a invisibilidade, promover oportunidades de participação e sensibilizar públicos estratégicos, como dirigentes de clubes e responsáveis do poder local ou de instituições de ensino. Estas são linhas mestras de uma iniciativa que se alicerça na luta pela igualdade no acesso ao desporto e no combate à discriminação com base no género.

Sem comentários: