Seminário Internaciona "O Jogo das Raparigas"



No dia 5 de Outubro, realiza-se na Fundação António Cupertino de Miranda (Porto), o Seminário Internacional "O Jogo das Raparigas).

O Jogo das Raparigas é um projecto desenvolvido pela Associação Portuguesa Mulheres e Desporto com financiamento do POPH.
 Desde o seu início, em Março de 2010, foram realizadas 448 iniciativas em todos os distritos do Continente, com destaque para 291 acções nas equipas/clubes, 15 Encontros Locais e 4 Regionais. Nos Encontros Locais e Regionais foram identificados os constrangimentos da participação das mulheres no futebol/futsal e foram debatidas propostas consideradas importantes para o desenvolvimento das modalidades. A participação das jogadoras foi fundamental e por isso algumas delas são agora a Voz destas propostas. O Seminário Internacional O Jogo das Raparigas reúne propostas apresentadas e consensualizadas pelas jogadoras e tem como objectivo promover o debate sobre as medidas necessárias para o aumento da participação das mulheres no futebol/futsal e para o desenvolvimento sustentado das equipas femininas. A organização deste seminário privilegia a participação de jogadoras, dirigentes e pessoas responsáveis pelo enquadramento técnico, no seu contributo imprescindível para a persecução do princípio da igualdade entre mulheres e homens no desporto, a todos os níveis, funções e esferas de competência. A equipa do Projecto convida-vos a participar e a discutir as medidas propostas. Vai ao nosso Facebook e responde ao nosso evento. Esperamos que não perca esta oportunidade especial de participar na discussão do futuro do Futebol e do Futsal no Feminino! Inscreva-se por email para: gestaonorte@mulheresdesporto.org.pt Programa do SeminÁrio Internacional O Jogo das raparigas 9.30h Recepção de participantes. 10.00h Sessão de abertura. Odete Graça. Associação Portuguesa Mulheres e Desporto. Sérgio Dias Luz. Federação Portuguesa de Futebol Manuel Albano. Comissão para a Cidadania e para a Igualdade de Género. 10.30h O Jogo das Raparigas. Associação Portuguesa Mulheres e Desporto. 11.00h Vera Pauw. Directora técnica das equipas femininas, Federação de Futebol da Rússia. 11.30h Julia Pindado. Presidente da Associação de Clubes de Futsal Feminino, Espanha. Moderação - Fernanda Piçarra. O Jogo das Raparigas. Debate 14.30h Painel 1. Mais jogadoras. Mais equipas. Introdução. Maria Martins. O Jogo das Raparigas. Paula Queirós. Professora Universitária, Faculdade de Desporto, UP. Nuno Cristóvão. Docente de Educação Física/treinador. Susana Cova. Docente de Educação Física/treinadora. Moderação - Alfredina Silva. O Jogo das Raparigas. Debate 16.30h Painel 2. Mais equipas. Mais competição. Introdução. Teresa Tavares. O Jogo das Raparigas. Ana Raquel Dias (Futsal) e Carla Martinho (Futebol). O Jogo das Raparigas. Comentários de Mónica Jorge e Jorge Braz. Seleccionadores nacionais. Moderação - Paula Pinho. O Jogo das Raparigas. Debate 19.00h Sessão de encerramento. Posição Pública. Inês Neto. O Jogo das Raparigas. Francisco Silveira Ramos. Associação Nacional dos Treinadores de Futebol. Sérgio Luz. Federação Portuguesa de Futebol. Isabel Cruz. Associação Portuguesa Mulheres e Desporto.

Sem comentários: