Entrevista com a guarda-redes do Valladolid Lala

O FutsalTotal19 foi conhecer, Elaine Rocha Lima, no "mundo" do futsal apenas Lala.
Lala, é uma grande guarda-redes brasielira que se transferiu a pouco tempo para o Valladolid. Com apenas 23 anos, Lala possiu grandes conquistas, entre elas o record de ter estado 203 min, sem sofrer qualquer golo, o que é um feito para um guarda-redes de futsal...Vamos descobrir qual o segredo da Lala para este record...


FutsalTotal19 - Como e quando iniciaste a tua carreira no Futsal?
Lala - Tinha 17 anos e na escola houve um campeonato de futsal feminio inter-classe. Durante o campeonato havia uma pessoa que sempre assistia as partidas e então surgiu um convite para jogar na equipe dele, que até então não era considerada profissional. Ao longo dos anos fui procurando equipes que pudessem me dar uma boa estrutura para que eu pudesse seguir em frente com aquilo que gosto, jogar.

FT19 - Porque escolhes-te o futsal?

Lala - Por intermédio dos meus amigos que me apresentaram o futsal, acabei gostando e me interessando por este esporte que me fazia e me faz bem até hoje.

FT19 - Sempre tiveste apoio da tua família para praticar a modalidade?

Lala - Não! Minha família a principio era contra por achar que o futsal era para homens e sempre tiveram uma postura de que mulher não joga bola e por achar que este esporte para as mulheres não havia futuro.
FT19 - Como é ser mulher num “mundo” de homens?

Lala - Para mim é sempre uma quebra de barreiras contra preconceitos e discriminações. Uso isso como um alicerce para ir a busca dos meus objetivos, realizando sonhos e quem sabe abrindo portas para aquelas jogadoras que pensam em desistir por causa do preconceito.
FT19 - Como surgiu a preferência pela baliza?

Lala - Antes de jogar futsal eu jogava futebol de campo e não levava muito a sério, mas durante o treino na hora do coletivo como uma brincadeira fui parar no gol, onde peguei gosto e de onde não sai mais.
FT19 - Tens alguma referência nacional ou internacional?

Lala - Busco referência no goleiro Tiago da seleção Brasileira, acredito que o mesmo atue na equipe de Joinvile, Santa Catarina.

FT19 - O que esperas desta época tanto a nível pessoal como colectivo?

Lala - Neste último mês de dezembro continuo treinando onde muitas meninas já estão de férias, pois quero entrar o ano de 2009 determinada, com bastante força para conquistar muitas coisas para minha carreira e para minha vida pessoal. Quero junto com minhas companheiras ir sempre mais longe a busca de resultados e títulos inéditos para a equipe.
FT 19 - Qual é o sentimento de teres estado 203 min sem sofrer qualquer golo?
Lala - Fiquei muito surpresa com a notícia, pois jamais esperava obter um resultado como este e ser reconhecida pelo feito. Me senti feliz e realizada pelo trabalho que venho fazendo e tenho consciência de que resultados bons virão através de muita garra, força e determinação. É o mínimo que busco durante meus treinos e jogos.

FT19 - Qual o segredo para tal proeza?

Lala - Treinar, treinar e treinar...Vontade e muita gana de querer ser a melhor e atingir a perfeição sempre.
FT19 - O que sentiste ao ver o teu trabalho reconhecido?
Lala - Fiquei muito feliz e um pouco realizada, pois o trabalho não termina ali e uso este resultado para buscar outros resultados na minha carreira.

FT19 - Qual foi o ponto mais alto da tua carreira?

Lala - No ano de 2007 quando fui convocada para jogar na seleção Brasileira de futsal.
FT19 - Qual a sensação de teres ido para um campeonato tão competitivo como o espanhol?

Lala - Ficava muito ansiosa esperando este momento, por ser um campeonato europeu e um pouco diferente dos que participei aqui no Brasil. E depois do primeiro jogo percebi o quanto fui observada por todos e notei que gostaram da minha atuação e daí em diante só fiz o que sabia fazer de melhor...defender as diversas bolas embaixo do gol.
FT19 - Depois da selecção brasileira, tantos títulos conquistados e do salto para um dos melhores campeonatos, ainda te sentes motivada para jogar? O que achas que te falta conquistar?

Lala - Claro que me sinto motivada. Quero conquistar muitas coisas aqui na Europa e estou apenas começando. Aqui começo do zero, pois muitas pessoas não me conhecem e é pra isso que também estou aqui, ser reconhecida. Quero ajudar minha equipe a ganhar muitos títulos. Ganhar uma liga internacional é meu primeiro passo.
FT19 - Queres deixar alguma opinião ou comentário para os/as leitores do blog e para os amantes Futsal Feminino?

Lala - A todos que praticam futsal que querem ser reconhecidos, nunca desistam dos sonhos e dos objetivos de se tornar uma grande atleta. Resultados virão através de muito trabalho e dedicação, portanto, treinem, se dediquem e vão à luta sempre!
Assistam mais os nossos jogos e nos apóiem sempre, pois precisamos de vocês amantes do futsal.


Curiosidades:

Um "ritual": Antes das partidas, tomo banho com sal grosso para espantar o mal olhado.
Equipa do coração: Associação Sabesp
Num.preferido: 01
Para ti a melhor guada-redes é: Tati porteira da Associação Sabesp (2005)
Comida favorita: Macarrão ao molho branco
Cor preferida: Roxo
Uma virtude: ser sempre simpática
Um defeito: não saber dizer não quando é necessário


FutsalTotal19 agradece á Lala a sua disponibilidade para esta entrevista. Desejo-te toda a felicidade do mundo e que continues a mostrar o grande potencial que as jogadoras de futsal possuem. Uma palavra de agradecimento pelo trabalho que tens realizado e que com certeza irás realizar em "prol" do futsal feminino.

Sem comentários: