Entrevista à jogadora Sofia Vieira (FSF Mostoles)

FutsalTotal19 - Como e quando iniciaste a tua carreira no Futsal?
Sofia Vieira - O inicio foi como grande parte das jogadoras, na rua com amigos. A nivel federado comecei com 11 anos, durante 5 anos estive em equipas do Distrito de Santarem, ( Alcobertas FC, FOOTESCOLA DE RIO MAIOR, CD Cartaxo e Academia Torrejana), depois seguiu-se o S.L. Benfica onde estive 4 anos e agora estou em Espanha no FSF Mostoles.

FT19 - Quais são as tuas ambições na modalidade?
Sofia - A nivel individual crescer como jogadora, sentir que melhoro, a nível tecnico-tactico que sou importante para a minha equipa. A nivel de equipa passam por conseguir ganhar todas as competições de Espanha, liga, taca e supertaca. (Nao sei quanto tempo vou ter que esperar mas espero chegar la)

FT19 - Tens alguma referência nacional ou internacional?

Sofia - A minha referencia será sempre Rita Martins (SLB), a nível nacional e internacional. É extraordinaria tanto como jogadora como pessoa, e é alguem que me ensinou muito.

FT19 - Como surgiu a oportunidade de ires para o Móstoles?
Sofia - Eles entraram em contacto comigo no Verão passado e apresentaram-me uma proposta.

FT19 - Ainda encontras motivação para continuar a jogar?

Sofia - Claro, a motivacao é algo que nunca me falta sou jovem, vivo muito o futsal e tenho vontade de ser cada dia melhor e de ganhar.

FT19 - O que pensas de um Campeonato Nacional em Portugal? Achas que seria bom ou mau para a modalidade?

Sofia - Seria bom sem duvida! As grandes equipas devem competir entre si, o nível de futsal em Portugal subiria, a criacao desse Campeonato motivaria muito mais as jogadoras durante toda a época.

FT19 - Gostavas de competir num Campeonato Nacional em Portugal? E achas que é possível?

Sofia - Gostaria, mas para ter um campeonato tão competitivo como há em Espanha ainda vamos demorar alguns anos, por isso de momento com a oportunidade que tenho prefiro estar aqui.
Sim é possivel, mas com os apoios que tem o futsal feminino em Portugal é um pouco dificil, dado o elevado custo para manter uma equipa numa competicao a nível nacional.
FT19 - Como vês o futuro da modalidade com a falta de um campeonato nacional e a inactividade da selecção nacional?

Sofia - O futuro da modalidade não está em risco, o que acontece é que a evolucao das equipas e das jogadoras tardará muito mais, que caso existissem essas duas possibilidades de competição e motivacao.

FT19 - O que pensas que falta para que a selecção nacional volte ao activo?
Sofia - O que verdadeiramente falta, competições a nível internacional. As pessoas apontam toda a culpa a federação e a verdade é que a culpa não passa só por eles, entendo que os responsaveis pensem que não se justifique a existencia de uma selecção quando a nível internacional não existem competições. Aqui em Espanha tem uma ou duas convocatorias por ano para ir jogar um amigavel e não me parece que isso traga algo de novo ao nível do futsal que praticam. Para nos jogadoras é uma pena que não haja selecção porque é uma ilusao para todas as jogadoras poder representar o nosso pais, mas deixo a pergunta; Que podem ganhar as jogadoras ou o campeonato portugues com um jogo amigavel por ano?
Por outro lado, também entendo que para que as coisas evoluam há que comecar por algum lado e talvez esse possa ser a reactivação da selecção e a organização de torneios amigaveis e a partir dai esperar que os responsaveis europeus criem competições para o futsal feminino.

FT19 - Que falta a selecção de futebol d11(visto no momento ser a unica a nível feminino da qual também fazes parte) para se qualificar para uma grande competição internacional?

Sofia - Na minha opiniao falta capacidade fisica, tecnicamente estamos ao nível de grandes selecções, o que falta mesmo é a capacidade fisica para poder jogar de igual para igual com outras selecções.

FT19 - Qual gostas mais, futebol de 11 ou futsal?

Sofia - Cada um tem o seu encanto...mas por agora prefiro o futsal.

FT19 - Porquê? Quais as diferenças que apontas?

Sofia - As diferencas entre futebol e futsal são bastantes, o futsal tecnicamente é mais exigente, o estado de concentração tem que ser permanentemente elevado e isso faz com que seja um grande desafio.
E por comodidade, jogar e treinar sempre em pavilhão é uma grande vantagem.

FT19 - Numa fase em que várias atletas estão a trocar o Futsal pelo Futebol, alguma vez tiveste essa vontade?

Sofia - Sim já tive essa vontade, a verdade é que ainda não tive coragem de o fazer e não sei se algum dia terei porque estou muito bem no futsal. De todas as formas, seria uma experiencia interessante pela qual gostaria de passar.

FT19 - Queres deixar alguma opinião ou comentário para os/as leitores do blog e para os amantes do Futsal Feminino?

Sofia - Que continuem a divulgar o futsal feminino e a apoiar esta modalidade, nós jogadoras trabalhamos para que cada dia o futsal seja melhor e juntos podemos fazer esta modalidade crescer.
Quero agradecer-vos pela iniciativa da entrevista e aproveito para vos felicitar pelo blog, espero que continuem a divulgar o futsal feminino e a ajudar ao desenvolvimento desta modalidade.


Obrigada...Eu é que agradeço a tua disponibilidade para colaborar com o blog. Continua com o teu optimo trabalho e que consigas atingir todos os objectivos a que te propões...

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas,para quando uma entrevista à jogadora Rute Duarte, ADFundão,considerada como uma das melhores futsalistas do nosso país.....