Entrevista ao treinador Joaquim Neno da equipa AMUPB-Futsal Clube

FutsalTotal19Como começou o projecto no A.M.U.P.B. – Futsal Clube?

Joaquim Neno - O projecto A.M.U.P.B. – F.C., começou por iniciativa minha e da actual vice presidente e capitã da equipa feminina a Anita. E o nosso principal objectivo na criação do mesmo, foi dinamizar ainda mais a modalidade no centro da cidade de Estarreja, pois a mesma não tinha nenhuma equipe a nivel local (centro), apenas nos arredores.

FT19O que pensa dos moldes actuais do campeonato (campeonato distrital e taça nacional), acha que é o correcto ou alterava alguma coisa?

Neno - Na minha opinião, o campeonato foi muito mal organizado este ano, aliás, todos os anos em que a minha equipa participou, tendo sido esta a terceira temporada, aparecem sempre promenores que em nada favorecem as colectividades que tento se sacrificam para levar a diante os seus objectivos. No caso desta época, a divisão  das equipas por zonas norte e sul, em nada dignificou o campeonato. Isto já para não falarmos nas marcações dos jogos em épocas festivas, por parte de A.F.A., que tanto trabalho dão aos directores e tanto dinheiro levam aos clubes para solucionar os problemas da melhor maneira possível. Juntando a este problema tambem o facto de muitas vezes as atletas não estarem disponiveis para a realização dos referidos encontros pelos motivos de estudos. Penso que a nivel da Taça Distrital e Nacional, são competições feitas  muito desorganizadamente, e mais uma vez o exemplo de há pouco, onde este ano houveram jogos da Taça Distrital, a serem realizados a semana, onde no nosso caso logo asseguir aos jogos os directores tinham de levar as atletas as universidades, como por exemplo Guarda e Lisboa.
A minha opinião para todo isto ser solucionado da melhor maneira possível, era sem duvida, os campeonatos terem a sua iniciação em Agosto, uma vez que toda a gente está disponivel. Dando consequentemente espaço para a realização de todas as competições Taça, Super - Taça e Campeonato aos fins de semana.
Já no caso do Campeonato Feminino, para mim, está mais do que na hora de termos em Aveiro uma 1ª e 2ª divisões, que, estou certo de que seria a melhor maneira de aumentar o número de equipas e a competitividade no nosso distrito, dando por isso tambem, um melhor poder de escolha aos nossos seleccionadores para que os mesmos elevem cada vez mais alto o nome de Aveiro a nivel Nacional. 

FT19 - O que pensa da inactividade da selecção nacional?

Neno - Acho que é mais uma grande lacuna da parte de Federação Portuguesa de Futebol, quando hoje em dia, com tanta qualidade ao nivel do futsal feminino, e com atletas cada vez mais jovens, é de ficar mesmo frustrado, depois do trabalho que temos dia após dia para melhorarmos as capacidades técnicas e táticas das nossas atletas e sabermos que elas estão “condenadas”, num futuro mais ou menos próximo.
Ainda se olha para a Mulher com o olho de lado, tal qual como antigamente, mas se olharmos para elas directamente, são tão autonomas como o Homem e em alguns casos, no futsal feminino, mais perfeccionistas.
Quem tem 700mil euros para alimentar semanalmente a nossa seleccção nacional de futebol de 11, será que não pode ajudar quem os sustenta de dia para dia, ou seja, as nossas Assiciações de Futebol? Pensem...

FT19 - Acha que alguma vez haverá um campeonato nacional e um regresso da Selecção Nacional?

Neno - É preciso lutar muito contra estas mentalidades da antiguidade.  Mas se todos tivermos a mesma vontade e o mesmo crer, nada será  impossível equanto houver uma luz ao fundo do tunel.

FT19 - Quais as suas expectativas e objectivos para a próxima época?

Neno - As minhas espectativas são as mesmas deste ano, uma equipe empenhada no seu trabalho e um grupo de “meninas”, grandes mulheres a lutar pelas suas metas.
  em relação aos objectivos, iremos defini-los no inicio da temporada a partir de 4 de Agosto, tal como temos feito até aqui. Não sou um Homem que gosta de trabalhar em cima do joelho, mas sim gosto de conhecer as realidades e ter sempre os pés bem acentes em terra firme.
Mediante as condições que me forem fornecidas, tentarei fazer sempre o melhor possível em prol do clube que representar.

FT19 - E a nível pessoal, quais são as suas ambições?

Neno - Em primeiro lugar, gostava de sair feliz do Curso de 3º nivel de Treinadores de Futsal, ou seja, o nível Europeu.
Depois, gostaria juntamente com a minha equipa de voltar a repetir a fase final desta temporada onde obtivemos uma excelente prestação na Taça de Aveiro chegando a final e  na  Super Taça conquista-la novamente como tambem o fizemos esta época e justamente!
Ambiciono tambem ser cada vez melhor a nivel individual e ser uma referência do futsal feminino em Aveiro.
E perante todo este trabalho que irei desempenhar, só espero colher frutos e cada vez mais conhecer o sabor daquilo que realmente interessa a minha equipa, ou seja, o sabor da vitória.  

FT19 - A nível internacional a NationsCup é o maior evento feminino, quando acha que vamos ter uma competição apoiada pela UEFA?

Neno - Na minha opinião tal como já fiz referência anteriormente, tambem nesta  competição é preciso que haja um “forcing” de todas as pessoas, para que esse projecto se possa realizar. E tambem já faz falta esse reconhecimento à modalidade feminina, por parte dos altos dirigentes da UEFA.

FT19 - Quer deixar alguma mensagem aos amantes do futsal feminino?

Neno - “Querer, querer sempre, com todas as forças ” (Alfiéri). Este é um dos lemas da nossa instituição. E, é com este pensamento que todos os amantes da modalidade, na vertente feminina, devem definir os seus princípios e objectivos. Desistir e dar tudo por perdido logo a nascença, é meio caminho andado para o vazio e para o insucesso. Logo, se lutarmos todos juntos pelos mesmos ideais e objectivos, vamos conseguir  triunfar sobre o nosso desejo de manter de pé esta modalidade que apesar de condenada a nivel de organização, tanto amamos.


O FutsalTotal19 acradece ao treinador Joaquim Neno a sua disponibilidade para colaborar com o blog. Que tudo corra pelo melhor tanto a si como a sua equipa.

3 comentários:

SARA disse...

"Querer, querer sempre, com todas as forças". Apoiado. Todos os dias com muita união, esforço e dedicação poderemos conseguir chegar a algum lado.

sem cera

Anónimo disse...

uma UNIDA ekipa desde do começo ...
alcançamos vitorias com o trabalho de todas!

esperu que o futsal feminino seja cada vez mais divulgado...

Anónimo disse...

uma ekipa unica desde do começo..


esperu que o futsal feminino seja cada vez mais divulgado pois tem o seu valor..

Márcia A.M.U.P.B