FutsalTotal 19 Entrevista Rita Martins

A equipa do FutsalTotal 19, foi conhecer melhor a jogadora da AD Flaviense, Rita Martins. Uma jogadora transmontana, que tem um enorme gosto pelo futsal.

FutsalTotal19 - Fala-nos um pouco de ti…Quando e como inicias-te a tua carreira, o teu percurso etc!

Rita Martins - Sou uma mulher como tantas outras. A nível de desporto, desde muito nova, 4-5 anos, que comecei a gostar de bolas. Não ligava a brinquedos de “meninas” e apenas me divertia a jogar a bola. Por volta dos meus sete anos, o meu irmão começou treinar futebol, como infantil, e eu ia aos treinos com ele. Ainda joguei em alguns torneios particulares, pois que nível oficial, as “meninas” não podiam jogar. Entrei no campeonato de futsal com 13 anos. A minha formação realizou-se na Escola de Formação Drible (Vila Pouca de Aguiar) durante 3 anos, no meu 4º ano de futsal joguei em Vila Real na equipa Clube Académico da Araucária, 5º e 6º ano de futsal também em Vila Real no clube Sport Clube de Vila Real, 7º , 8º e 9º ano de Futsal novamente em Vila Pouca na equipa Ass. Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca, o 10º ano de futsal foi na Casa do Benfica de Vila Pouca de Aguiar e se Deus me deixar o 11º será este na AD.Flaviense (Chaves).

FT19 - Porquê o futsal?

Rita Martins - Quanto Tinha cerca de 13 Anos, O treinador (Camilo Teixeira) do Drible de Vila Pouca de Aguiar , convidou-me para ir para lá. Fui Jogar para a equipa Sénior, pois que não havia, nem ainda hoje escalões de formação. Para jogar na equipa Sénior, tive que me deslocar ao Porto fazer testes ao Centro de Medicina.

FT 19 - Sempre tiveste apoio por parte da tua família para jogar futsal?

Rita Martins - Sim. Sempre tive esse apoio. Sem ele eu não estaria a jogar. Durante todos estes anos, tenho-me deslocado quatro vezes semanais, para Vila Pouca, para treinar e Jogar, e esta época tenho que o fazer para chaves. Onde estou a jogar. 

FT19 - Tens alguma referencia no futsal ou no futebol? Se sim, de que modo essa pessoa te influência?

Rita Martins - No futsal sim, tenho várias…. Marlene Chaves Lopes (Atleta da A.D.Flaviense) sempre foi uma referência para mim desde que comecei a prática do futsal, era uma referência enquanto adversária minha e agora como colega de equipa. As atletas Sofia Vieira e Melissa Antunes também são referências pela sua qualidade técnica, táctica e pela forma como encaram e vivem os jogos.  

FT19 - Como é ser jogadora de futsal em Trás-os-Montes?

Rita Martins - É muito difícil. Não há apoios e as condições a nível de instalações desportivas de pouca qualidade.


FT19 - Há jogadores que às vezes tem imenso talento, mas não tiveram grande oportunidade de se firmar no futsal e acham que nasceram mal regionalmente, que se tivessem nascido nos grandes centros poderiam ter mais sucesso. Sentes que isso aconteceu contigo?

Rita Martins - Sim isso é verdade. Eu tive atletas que conheci há vários anos nos torneios inter-associações, que não tinham mais qualidade do que as da AFVR (Associação de Futebol de Vila Real) e estão noutros patamares.

FT19 - Gostarias de jogar num campeonato com maior visibilidade?

Rita Martins - Quem não gostaria?

FT19 - O que falta à região transmontana para que as jogadoras tenham mais evidência e para que o futsal seja mais divulgado?

Rita Martins - Melhores instalações, mais apoios e mais competição com as equipas de outros campeonatos.

FT 19 - É fácil conciliar os estudos com jogos e treinos?

Rita Martins - Nem sempre, mas com boa vontade e com o gosto que temos de jogar, tudo se consegue.  
FT 19 - Enquanto jogadora, que futuro esperas dentro da modalidade?

Rita Martins - Apenas penso jogar, enquanto puder. Não penso, nem nunca pensei em fazer do futsal uma prioridade na minha vida.

FT19 - Alguma vez tiveste vontade de trocar o Futsal pelo Futebol?

Rita Martins - Enquanto Miúda e nunca tinha experimentado o Futsal só queria Futebol, depois liguei-me ao Futsal e nunca pensei em trocar.

FT 19 - Já alcançaste o teu maior objectivo no futsal, ou ainda estás a procura de o conseguir?

Rita Martins - Para mim o mais importante é competir. Tentar sempre ser melhor. Títulos regionais, ainda não consegui nenhum, mas isso para mim não tem grande importância. Apenas penso entrar em campo e fazer sempre o meu melhor.  

FT19 - Portugal não tem campeonato nacional de futsal, achas que isso é desmotivante? O que pensas que falta para a organização desse campeonato?

Rita Martins - É muito desmotivante. O que falta? Vontade por partes das associações, que apenas se organizam no futebol.

FT19 - O Futsal Feminino não tem nenhuma competição Internacional Oficial da Fifa ou Uefa como campeonatos da europa ou do mundo. O que pensas sobre isto?

Rita Martins - É verdade que não há nenhuma, mas as selecções femininas Futebol, são elaboradas com muitas, talvez a maior parte de atletas de Futsal e não de Futebol. Apenas um reparo. Nunca vi nem ouvi dizer que os seleccionadores nacionais vissem as atletas dos interiores. Só contam com as atletas dos maiores clubes. O que achas que tem de ser feito para que estas instituições organizem uma competição? ( FIFA; UEFA?) Como atrás disse as Associações e Federação devem procurar soluções para tal. Deveriam olhar para o Feminino, como olham para o Masculino.

FT19 - Queres deixar alguma opinião ou comentário para os/as leitores do blog e para os amantes do Futsal Feminino?

Rita Martins - Apenas Gostaria de agradecer aos adeptos que vão aos pavilhões ver as meninas a jogar, o apoio que nos dão, pois que sem adeptos não valia a pena competirmos. Aos que ainda não viram qualquer jogo, digo que se desloquem a um pavilhão, vejam alguns jogos e tenho a certeza que se vão deliciar e irão continuar.


Curiosidades:

Clube do coração: Sporting Club de Portugal
Num. Preferido: 8
Para ti a melhor jogadora é: Rita Martins (ex-sport Lisboa e Benfica actualmente no Valladolid DS) e Melissa Antunes (Rede Jovem/Coelima/IESFafe)
Comida favorita: Massa a Bolonhesa
Cor preferida: Azul
Um sonho: Ir a Lua (:
Uma virtude: Pontualidade
Um defeito: Teimosa

veja alguns golos marcados pela Rita Martins:











A equipa do FutsalTotal19 agradece a disponibilidade demonstrada pela tua parte Rita e deseja-te as maiores felicidades nesta nova temporada. 

2 comentários:

Anónimo disse...

só as jogadoras que jogam em grandes equipas é que são boas?! é que pelas entrevistas que fazem as outras equipas nem existem... e essas jogadoras é k tem valor! se é dificil jogar em trs-os-montes numa ekipa como o flaviense ou o rocadas imeginem como será jogar numa casa do benfica ou vilarandelo.. ou cerva. etc. procurem essas jogadoras e as entrevistas sao mais interessantes. nao tirando o merito as jogadoras q ja entrevistaram claro!! em vila real e nao so ha mts jogadoras com qualidad para jogar nas melhores ekipas e jogar em ekipas mais pequenas.

Futsaltotal 19 disse...

caro anónimo, se estivesses atento a todas as entrevistas que já foram feitas pelo equipa do FutsalTotal19, irias ver que já entrevistamos jogadoras de renome internacional e jogadoras que participam em campeonatos que tem muito pouca divulgação, por isso, antes de criticar, toma atenção ao que é feito. podes também enviar a sugestão e o contacto das jogadoras que queres ver a serem entrevistadas. antes da realização desta entrevista, sabíamos que a Rita jogava na casa do benfica de V.Pouca.

cumprimentos futsalisticos,

a equipa do futsaltotal19