Parem para pensar...

Ao olharmos para as convocatórias da selecção de futebol, vemos inúmeras jogadores de futsal entre as eleitas, especialmente na formação sub-19. Qual será o motivo de tal persistência das jogadoras de futsal na seleção de futebol? Será que as equipas de futsal trabalham melhor do que as de futebol? Será que tem mais qualidade e que mesmo jogando num campo tão pequeno, conseguem se sair melhor que as jogadoras de futebol que treinam num campo maior? Será que jogadoras da 1º e 2º divisão nacional, não tem mais qualidade do que jogadoras que apenas disputam um campeonato distrital e quem sabe uma "tacinha" nacional? Será que as nossa "querida" equipa técnica vai a todos os pavilhões deste país ver as jogadoras de futsal? Será que "roubar" as jogadoras do futsal para o futebol, prejudicando os clubes que as formaram é a melhor solução para se apurarem para um campeonato do mundo ou um europeu? 
As inscrições que são pagas ás Associações para inscrever as jogadoras de futebol servem apenas para que os clubes possam competir?
Meus caros, se é o futsal que a"alimenta" o futebol, porque não começam a olhar para o futsal da forma que ele merece, dando condições a equipas e jogadoras de evoluírem, de competirem a nível nacional, de terem uma seleção de futsal com maior actividade?
Dizem que não há competições internacionais, pois não, não há, mas temos de perceber o porque que não há. O Brasil, sagrou-se na sexta-feira passada TRI, vejam só, TRI-campeão do Campeonato Sul Americano, é verdade, 3º mundo, como nós europeus que nos achamos tão grandes lhes chamamos. No entanto, são unidos, preocupados com as suas atletas, para que as mesmas para além da ambição de competirem pelos seus clubes, também sonhem em poder representar o seu país. Se nós organizássemos, se as nossas federações tão poderosas quisessem e se importassem com esta lacuna, poderíamos ter um europeu. 
As jogadoras brasileiras, estiveram recentemente no nosso país e podemos observar que o seu nível está a anos luz do nosso. Se de fato queremos nos aproximar deste nível, devemos baixar a "crista" de 1º mundo e olhar para o exemplo dos "menores". 
Caros amantes do futsal, dirigentes, jogadoras, federação etc. vejam e aceitem a realidade, o futsal é enorme, dêem a "mão à palmatória" e não tentem "matar" o futsal feminino. 
Parem um pouco, observem e reflitam...

11 comentários:

Anónimo disse...

Em 2010 a AMF/FIFUSA organizou mais um Mundial de Futsal Feminino, Brasil, Espanha, Rússia, Argentina, Venezuela, Paraguai, Bélgica, etc.
A culpa desta barafunda foi de muitos Clubes de Futsal que quiseram acabar com a Federação de Futebol de Salão em Portugal, que já organizava um Nacional Feminino e estava reconhecida pela Confederação do desporto e do comité olímpico para representar Portugal no Futsal Feminino, sim Futsal, poque a FIFUSA detém ainda a "marca Futsal" é preciso é contar a verdade e os políticos são responsáveis também por isso!, Agora Clubes de Futsal Feminimo, acartem com as suas responsabilidades e gramem com os " esquemas " do Futebol, que levam jogadoras de Futsal para o Futebol. A FPF e Associações de Futebol, nunca vão fazer nada pelo Futsal Feminino, nem daqui a 100 Anos ! Não chegou a Hora de pensar ! chegou a hora de Agir ! e o Governo tem que fazer alguma coisa e impor regras ! FUTSAL FEMININO SEMPRE !

Anónimo disse...

O Paulo bento por acaso tem que ir buscar Jogadores ao Jorge Braz ? esta palhaçada só no Futsal/Futebol Feminino ! Portugal no seu melhor !
xD

Anónimo disse...

Europeu de Futsal Feminino na República Checa de 13 a 19 Dezembro, organizado pela UEFS - União Europeia de Futebol de Salão, afecta à FIFUSA. Porque é que Portugal não vai??? simplesmente porque extinguiu o futebol de salão feminino

http://www.uefs.eu

Anónimo disse...

ao que sei, a federação de futebol de salão acabou porque o futsal tinha de fazer parte dos quadros da FPF para poder participar em competições internacionais.

Anónimo disse...

Está equivocado, a Federação de Futebol de Salão, participou sempre nas provas internacionais que ainda existem no seio da UEFS. O Governo de então é que obrigou as duas Federações a juntarem-se, levou em conta o maior número de praticantes do Futsal e não do Futebol de Salão, que a nível internacional uniformizou as regras de jogo e continua a ter as suas provas internacionais.Se assim é, onde estão as provas internacionais de Futsal Feminino da FIFA?? basta ir ao Site da UEFA, o Futsal Feminino não existe na UEFA. Não existem porque só a UEFS(FIFUSA) as organiza.

www.uefs.eu

Anónimo disse...

Mas que grande confusão que anda aqui..lol
O Futsal não pode entrar nos Jogos Olímpicos, porque o COI só reconhece o Futsal da AMF/FIFUSA , o Futsal da FIFA é ilegal, e tem nexo, porque qualquer produto é registado, e a detentora da Marca " Futsal" é a FIFUSA, como mais uma vez a FIFA e a FIFUSA não se entendem, continuamos a ter dois Mundiais distintos, pena é que a nível Feminino , a AMF(FIFUSA), organiza mais provas Internacionais.
O Mundo rege-se por regras Jurídicas à luz do Direito Internacional, por isso, o COI não vai entrar em ilegalidades, quando a Federação Portuguesa de Futebol de Salão, é Reconhecida pelo comité Olímpico Português e CDP. O problema aqui, tem a ver com os Sócios da Federação de Futebol de Salão que a quiseram fundir, com a FPF numa assembleia Geral muito pouco transparente e duvidosa e foram enganados e traídos, porque a nível Feminino o Futsal da FPF nunca vai fazer nada...

Anónimo disse...

Enquanto tivermos uma selecionadora dentro da federação que incentiva as melhores jogadoras do futsal a irem para o futebol 11 não vamos a lado nenhum, temos campeonato de futebol 11 feminino com meia duzia de equipas e futsal onde há centenas de equipas não temos nada.

Anónimo disse...

A seleccionadora de 11 se tivesse o mínimo de vergonha do que anda a fazer, já se tinha demitido, mas como Ela, serve interesses. Clubes de Futsal Feminino que querem desenvolver o Futsal, unam-se ! e corram com essa senhora !

Anónimo disse...

vcs tem toda a razão. eu sou jogadora de futsal e se é assim também gostaria que vissem a minha equipa a jogar para também ter a possibilidade de ser convocada ás sub19

Anónimo disse...

Os clubes de futsal feminino pouco ou nada podem fazer.... se não deixam ir a jogadora à seleção de fut.11... o clube é o mau da fita...a probabilidade da jogadora sair do clube é grande...PENSO QUE AS JOGADORAS DE FUTSAL TAMBÉM SÃO AS GRANDES RESPONSAVEIS POR ESTA SITUAÇÃO...
MUITAS VEZES SÁO PENSAM NELAS, NOS SEUS INTERESSES PESSOAIS E MUITO POUCO NO CLUBE ... por vezes é preciso alterar o jogo porque a jogadora está na seleção... TODA A EQUIPA TEM QUE PADECER COM A SITUAÇÃO... PK SENÃO PODE-SE CRIAM UM "MAU ESTAR"... A senhora selecionadora já se viu também está para servir o umbigo dela... o importante é o ranking... já subimos uns degraus no ranking... neste momento isso pouco interessa ou serve para nada,à mais de 20 anos que andamos a tentar um apuramento para um campeonato europeu?? também já chamou incompetentes aos treinadores de fut.11 porque têm pouca qualidade para por jogadoras de fut.11 a jogar bem... por outro lado os treinadores de futsal são muito competentes... pois não há uma seleção de fut.11 que não tenha jogadoras de futsal... por este andar até ao andebol ou basquetebol vai buscar jogadoras... o voleibol escapa porque tem uma rede ao meio... é uma pouca vergonha o que andam a fazer com o futsal... jogadoras de futsal na seleção de fut.11 isso cabe na cabeça de alguem??? por acaso joga-se no futsal em 4:2:3:1?? ou 4:4:2?? etc.... ou no fut.11 3:1?? ou 4:0?? logo o processo tá todo errado... é normal no fut11. as receções com a planta do pé??? ate a bola é diferente!!! a jogadora de futsal vai à seleção fut.11 tem que jogar dentro de um determinado modelo... passado 15 dias tem que jogar noutro modelo de jogo... SANTA PACIENCIA...mas pelo meio a selecionadora inda as manda fazer 1 treino por semana fut11. senão depois não as convoca ..."treta" convoca sempre... A sofia Vieira gostou tanto do fut11. que voltou outra vez para o futsal... BOA OPÇÃO sofia!!! e é sempre chamada à seleção para o fut.11...

Anónimo disse...

PARA BEM DE TODO O FUTSAL ERA ESTE SAIR DA FEDERAÇÃO P. DE FUTEBOL... eles só querem saber do futebol... e nem é de todo o futebol só da seleção "A" e um poukinho dos sub 21 o resto é treta... é lixo... não dá para servir os interesses dessa cambada de diretores mafiosos que a federação têm.. todos a precisar da reforma e com ideias "caqueticas"...