Casasl Velho avança com futsal feminino

O C.C.D.S. Casal Velho vai avançar com o Futsal Feminino já na época 2010/11, no escalão sénior e respectiva participação no campeonato distrital da A. F. de Leiria.

Esta era uma ideia à muito equacionado pelos responsáveis casalenses, e que agora vai ser uma realidade, sendo que será mais uma prova de vitalidade e de capacidade organizativa do clube de Alcobaça.

O escolhido para comandar a equipa é Gonçalo Raimundo. Apesar de nas ultimas épocas ter estado ligado ao futebol 11, no comando do Ginásio Clube de Alcobaça, Gonçalo tem uma vasta experiência no futsal feminino onde se iniciou na A.C.D. Alecrim da Serra, onde entre 1999 e 2002 acabaria por ser campeão distrital. Depois de uma passagem pelo C.P.R. Ribafria, lançou também o futsal feminino no Ginásio clube de Alcobaça em 2007.

Gonçalo é treinador de Futsal de II Nível desde 2005, sendo também treinador de Futebol 11 com o Nível 4 Uefa-Pro desde 2007.
Segundo Rogério Serrador, coordenador técnico do Casal Velho, a aposta no futsal feminino vem no seguimento daquele que é o nosso principal objectivo, manter o C.C.D.S. Casal Velho como uma das principais referências no futsal distrital, quer a nível qualitativo quer organizativo.

Rogério Serrador vê em Gonçalo Raimundo a pessoa indicada para o lugar, uma vez que é um profundo conhecedor do futsal feminino, sendo uma pessoa que sem duvida irá prestigiar o nosso clube.

No site da secção de Futsal do Casal Velho, pode ler uma entrevista com o actual treinador da equipa feminina.



in: http://www.clubefutsal.com/casal-velho-avanca-com-futsal-feminino/

Joana Correia é aposta do Unidos da Estação

Joana Correia (na foto), de apenas 15 anos, fará parte do plantel do Unidos da Estação para a nova temporada.
Joana é guarda-redes e a formação de S.Pedro do Sul, foi descobir-la no desporto escolar. Adirecção assume que a oportunidade que está a ser dada a esta jovem guarda-redes, é “uma aposta para a formação e crescimento dentro dos nossos moldes de gestão. Detém grande potencialidade e a sua aplicação e vontade de trabalhar auguram um bom futuro”.
Como não há um campeonato distrital júnior no disrtito de Viseu, a guarda-redes entrará directo no plantel sénior. Esta foi uma forma que a equipa do Unidos encontrou para que as mais jovens jogadoras podessem praticar um desporto que tanto gostam.

II Torneio Internacional "Terras de Vermoim"

Alterações às Leis de jogo

Para conhecimento geral, comunica-se que a FIFA, através da sua Circular nº 1234, de
15.07.2010, divulgou as alterações às Leis do Jogo de Futsal – 2010, que se transcrevem em
anexo, por tradução.

Ver o comunicado






in: http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/FEDERACAO/COMUNICADOS/ARBITRAGEM

Selecção definida para "atacar" mundial universitario


Após vários treinos de observação, já foram escolhidas as 12 jogadoras que irão representar Portugal no mundial Universitario. São elas:

Daniela Ribeiro (Restauradores Avintenses)
Samanta Martins (Diogo Cão)
Maria Martins (Quinta dos Lombos)
Catia Morgado (Estação)
Catarina Pinheiro (Restauradores Avintenses)
Daniela Ferreira (Restauradores Avintenses)
Sonia Coelho (Gondomar)
Ines Fernandes (Benfica)
Sofia Ferreira (Restauradores Avintenses)
Joana Cunha (Vilaverdense)
Cristiana Gonçalves (Del Negro)
Margarida Marques (Caranguejeira)

A selecção escontra-se concentrada no estágio, que decorre em Braga e tem mais 2 jogos agendados, um no dia 11, frenta a formação do Vermoim e outro contra a equipa dos Restauradores Avintenses, que se realiza no dia 19.
Ambos os jogos, serão disputados no Pavilhão da Universidade do Minho, Campus Universitário de Gualtar, Braga.

“O Jogo das Raparigas” esteve em Aveiro com a Selecção Universitária Feminina de Futsal



O projecto “O Jogo das Raparigas”, uma iniciativa da APMD (Associação Portuguesa Mulheres e Desporto), voltou à estrada, desta feita esteve em Aveiro, para mais uma acção de dinamização e sensibilização das raparigas. Realizada ao final da noite de quarta-feira, num salão do Pavilhão Desportivo da Universidade de Aveiro, a iniciativa teve por objectivo ouvir e sensibilizar as jogadoras da Selecção Nacional Universitária de Futsal para os objectivos do projecto, que passam pelo combate à invisibilidade, às barreiras culturais e estereótipos, pela consciencialização das raparigas relativamente aos seus direitos, ou ainda por agir no sentido de sensibilizar os públicos estratégicos (desde dirigentes desportivos a dirigentes políticos, passando pelos media).

Vivendo por estes dias uma realidade bem diferente daquela que encontram nos clubes onde militam - pois encontram-se em estágio a preparar a sua presença no próximo Campeonato do Mundo Universitário, que se disputa entre 22 e 29 de Agosto em Novi Sad, Sérvia - , as jogadoras treinadas por André Teixeira e Fernanda Piçarra souberam aproveitar esta iniciativa para abordar uma série de problemas do seu dia-a-dia como desportistas, revelando uma participação no debate intensa e plena de conteúdo.
Para isso muito contribuiu a forma como a acção foi conduzida.



Alda Pena, gestora do projecto para as zonas Norte e Centro e membro da Direcção da APMD, Paula Pinho, coordenadora do projecto para a Zona Centro, e Sandra Coutinho, dinamizadora do distrito de Aveiro, aproveitaram a presença de uma das mais antigas jogadoras de futsal, Regina Martins (dinamizadora do projecto para Trás-os-Montes), para incentivar a participação das jogadoras. De forma sucinta mas esclarecedora, Regina relatou as dificuldades por que passou há 20 anos quando quis jogar futsal de forma assídua, tendo ela própria avançado com a criação de um clube e, anos depois, vendo-se obrigada a rumar até Espanha para não ter de pagar para jogar.

Refira-se que a acção de sensibilização foi precedida por uma cerimónia de boas-vindas por parte da academia aveirense (Pedro Oliveira), da direcção da FADU (André Couto) e da associação académica da UA (Tiago Alves). Para esta pequena cerimónia foram convidados os jogadores da Selecção Nacional Universitária Masculina de Futsal, e respectivos técnicos, igualmente em estágio para o Mundial Universitário que, pela primeira vez, se realiza em conjunto com o feminino, em Novi Sad, Sérvia.



Jogo-treino



Como “aperitivo” para a acção de dinamização, o Pavilhão da Universidade de Aveiro foi palco de um jogo-treino entre a Selecção Nacional Universitária Feminina de Futsal e uma equipa do projecto “O Jogo das Raparigas”, esta maioritariamente composta por jogadoras de futebol de onze (Alfredina Silva, Matilde, Ana Clara, Raquel, Mary Almeida, Mary Bento, Soraia, Sara Granja, Sara Santos, Sandra Coutinho e Teresa) e apenas duas jogadoras de futsal (Regina Martins e Sofia Ferreira).

André Teixeira e Fernanda Piçarra aproveitaram a oportunidade para rodar todas as 16 atletas universitárias em estágio: Alexandrina Góis, Sofia Ferreira, Aurora Carvalho, Carolina Silva, Catarina Pinheiro, Catai Morgado, Cristina Gonçalves, Daniela Ferreira, Daniela Ribeiro, Inês Fernandes, Joana Cunha, Margarida Marques, Marta Martins, Nádia Almeida, Samanta Martins e Sónia Coelho. Num encontro arbitrado por Hilário Oliveira e Maria Abrantes, e apesar de o resultado ter sido o menos importante, a selecção universitária venceu por 9-0 a equipa de “O Jogo das Raparigas”. Acima de tudo, realce para o excelente ambiente em que se desenrolou toda a acção, o convívio proporcionado e a troca de experiências.







Céu Freitas

CF Santa Iria vai realizar treinos de captação

A equipa do Clube Futebol Santa Iria, que milita na 1º divisão da AF Lisboa, inicia a sua preparação para a nova temporada no dia 30 de Agosto e abrirá os seus treinos, a jogadoras que queiram mostrar o seu valor e integrar o plantel do Sta. Iria.
Os treinos serão realizados no Pavilhão da Escola EB 2.3 de Santa Iria de Azóia e serão nos dias 30 Agosto, 1 ((20:30 às 22h) e 4 de Setembro (11h às 13h, treino ainda por confirmar)

Restauradores já definiu os trabalhos de pré-temporada

A formação dos Restauradores Avintenses, já defuniu o seu trabalho de pré-temporada.
As bi campeãs distritais da AF do Porto, irão tentar vencer o tri-campeonato e voltar a vencer a taça Nacional, recolrde-se que esta época, não atingiram a final da competição.
Os trabalhos da equipa tem início marcado para o dia 1 de Setembro, estando o calendário assim definido:

1 de Set- Inicio dos Trabalhos com treinos bi-diarios
4 de Set- Torneio de Vermoim (Vermoim,Ourense/Golpilheira e Restauradores)
10 a 12 de Set- Estágio em Baião
12 de set- Torneio triangular (Ancede/S. Mamede e Restauradores)
19 e 20 de Set- Torneio do Novasemente
25 de Set- 1ª Jornada do Campeonato

Taça de Cascais – VIII Torneio de Futsal

A Câmara Municipal de Cascais promove entre 6 e 12 de Setembro a 8.ª edição da Taça de Cascais, de futsal.
Participam no torneio as equipas de Cascais, Zambujal, Lombos, Alcabideche (Grupo A), Sassoeiros, Atibá e Vinhais (Grupo B).

Este ano realiza-se, paralelamente, um torneio triangular feminino, com as equipas do Zambujal, Tojeira e Quinta dos Lombos.

Os jogos decorrem nos pavilhões de Cascais, Quinta dos Lombos, Vinhais, Alcabideche e São Domingos de Rana, estando a final marcada para o pavilhão de Sassoeiros, às 20h30 do dia 12, domingo.

Calendário:

Dia 6 de Setembro

Lombos – Zambujal (pavilhão de S. Domingos de Rana) 22h00
Cascais – Alcabideche (pavilhão de Cascais (20h30)
Sassoeiroa – Atibá (pavilhão de Cascais) 22h00)

Dia 8 de Setembro
Lombos – Cascais (pavilhão dos Lombos) 22h00
Sassoeiros – Vinhais (pavilhão de Sassoeiros) 20h30
Zambujal – Alcabideche (pavilhão de Sassoeiros) 22h00

Dia 10 de Setembro
Alcabideche – Lombos (pavilhão de Alcabideche) 22h00
Zambujal – Cascais (pavilhão de S. Domingos de Rana) 20h30
Atibá – Vinhais (pavilhão de S. Domingos de Rana) 22h00

Dia 12 de Setembro
Final: Vencedor Grupo A – Vencedor Grupo B (Pavilhão Sassoeiros) 20h30

Torneio Feminino

Dia 6 Setembro: Tojeira – Zambujal (pavilhão S. Domingos Rana) 20h30
Dia 8 de Setembro: Tojeira – Lombos (pavilhão dos Lombos) 20h30
Dia 10 de Setembro: Zambujal – Lombos (pavilhão de Alcabideche) 20h30


in: http://www.desportonalinha.com/?action=article&id_article=7119

Unochapecó/NiloTozzo/Aurora procura o "tri" na Liga Futsal

A equipa da UnoChapecó/Nilo Tozzo/Aurora/PMC/Female, esta a fazer os últimos preparativos para a estreia na Liga de futsal 2010, onde irá conquistar o tri-campeonato. A UnoChapecó, joga na cidade de Caçador, o seu primeiro encontro da Liga.
A equipa apresentar-se desfalcada, pois a pivô Cely lesionada, não poderá dar o seu contributo à equipa.
A UnoChapecó teve um primeiro semestre vitorioso. Conquistou o bi campeonato da Taça Brasil de Clubes, o bi do Jogos Abertos Brasileiros, o quinto título catarinense, o bi campeonato dos Jogos Universitários Catarinenses e mais quatro torneios em Portugal. Um deles foi o bi campeonato da Copa das Nações, competição que reúne equipas de três continentes todos os anos.
Mesmo com tantas conquistas na atual temporada, o treinador Éder Popiolski sabe que a Liga Futsal será equilibrada. “Estamos trabalhando para melhorar a competitividade da equipe, pois sabemos da qualidade dos adversários e do nível de motivação para nos superar”, disse o técnico. Popiolski, não fica a sombra dos títulos conquistados e dizendo que conseguiram "resultados expressivos nas últimas temporadas, mas isso não entra em quadra. Temos que nos preparar para o momento”, completou Popiolski.
A equipa encontra-se inserida no grupo A, onde terá de enfrentar as formações do; Mesc/SBC/Associação Sabesp (São Paulo), Sercomtel/Londrina (Paraná), Nacional Gás/Unifor (Ceará), Kindermann/UNC/Unimed (Santa Catarina) e Colégio Anglo/Seleto (Paraná).
A equipa da Sociedade Recreativa Estrelas do Feijó, irá realizar treinos de captação para a época 2010/2011. Os treinos tem início no dia 2 de Setembro, no Pavilhão da Esc. Romeu Correia.
Mais informações em: www.estrelasff.blogspot.com/

Padernense C. versão 2010/2011

A formação bi-campeã da AF do Algarve, já prepara a nova temporada. Da equipa que venceu o campeonato a temporada passada, o Padernense mantem 10 jogadoras, da formação sobiram à equipa principal 2 jogadoras, quanto a contratações, foram feitas apenas duas; as fixos Elisabete Guerreiro (Ex-S.Pedro de Faro) e Ana Marques (Ex-Paço dos Negros). Contudo, ainda se encontra em aberto a contratação de mais uma ou duas jogadoras.
Nete momento, este é o plantel do Padernense:


Guarda-Redes

Liliana Soares "Licas"
Marisa Machino "Machine"
Ana Raposo "Ritinha" (EX- Júnior)

Fixos

Carolina Damasceno "Carol"
Ana Mascarenhas
Elisabete Guerreiro "Betty"(Ex-S.Pedro de Faro)
Ana Marques (Ex-Paço dos Negros)

Alas

Daniela Cabrita "Dani"
Natália Silva
Joana Gouveia "Joaninha"

Pivôs

Isabel Gonçalves
Cláudia Fitas
Jessica Pimenta (EX-Junior)

Universal

Tatiana Inácio "Tatoo"

Campeonato Mundial Universitário de Futsal‏



A FADU em parceria da Federação de Portuguesa de Futebol irá participar em 2010 no 12º Campeonato do Mundo Universitário Masculino e no 2º Campeonato do Mundo Universitário Feminino. Ambas as Selecções Nacionais Universitárias reunem grandes promessas da modalidade, que irão prestar contas de 22 e 29 de Agosto em Novi Sad, Sérvia. Acrescentando ainda que a equipa masculina defende o título de Campeão do Mundo Universitário conquistado em 2008 e a equipa feminina, o título de Vice-campeã Mundial Universitária.

Durante o mês de Agosto irão realizar-se dois Estágios de Preparação que formarão as equipas finais que se deslocam até Novi Sad.

Acompanhe aqui os desenvolvimentos de ambas as Selecções Nacionais Universitárias através das Press Releases.






Fonte: http://www.fadu.pt/net/index.php?option=com_content&task=view&id=500&Itemid=331

"O Jogo das Raparigas" dinamiza em Aveiro

O projecto “O Jogo das Raparigas” realiza amanhã, dia 4 de Agosto, mais
uma acção de dinamização. Desta feita cumprir-se-á na Zona Centro, mais
concretamente em Aveiro, e terá por alvo a Selecção Nacional Universitária
Feminina de Futsal, que se encontra a estagiar naquela cidade com vista à
sua participação na 2ª. edição do Campeonato do Mundo Universitário.
Refira-se que nesta competição, a realizar entre 22 e 29 deste mês de
Agosto, em Novi Sad, na Sérvia, Portugal irá tentar melhorar o seu
desempenho no Mundial de há dois anos, disputado no Brasil, e onde as
universitárias portuguesas conquistaram a medalha de prata.
A acção de dinamização possui um vasto programa, que arrancará às 17.30
horas com um jogo-treino entre a Selecção Nacional Universitária Feminina e
uma equipa de “O Jogo das Raparigas”, pela qual alinharão uma série de
jogadoras bem conhecidas do futsal nacional. O encontro terá por palco o
Pavilhão Desportivo da Universidade de Aveiro.
O convívio prosseguirá ao jantar, durante o qual a equipa de dinamização
do projecto terá oportunidade de dialogar com a Direcção da FADU (Federação
Académica do Desporto Universitário) e com todos os elementos da equipa
técnica da selecção. O programa ficará concluído com a dinamização junto
das jogadoras, a partir das 21 horas, na Residência da Universidade de
Aveiro.



Céu Freitas
Comunicação "O jogo das raparigas"

6º Torneio Internacional Futsal do Infantado



Terá lugar nos dias 18, 19 e 20 de Setembro/ 3, 4 e 5 de Outubro, a 6º edição do Torneio Internacional de Futsal do Infantado. O evento terá lugar nos Pavilhões Paz e Amizade, António Feliciano Bastos e José Cardoso Pires em Loures.
O Torneio Internacional de Futsal do Infantado, é disputado nas categorias de Escolas, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Séniores Femininos.
O torneio conta com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Loures, sendo que esta edição internacional, terá como padrinho o guarda-redes "leonino" João Benedito.
São esperados, à semelhança das edições anteriores, cerca de 1500 atletas, 69 equipas de 31 clubes participantes, sendo que esta edição, apresenta algumas inovações.

David Díaz renova com o Deportivo de Córdoba

Após 2 temporadas e 5 títulos conquistados, é com naturalidade que o Desportivo de Córdoba renova com o seu treinador David Díaz.
Para a nova temporada, o treinador terá um novo desafio, mas os mesmos objectivos, apesar de ter havido mudanças na direcção e nas jogadoras que compunham a equipa.
Neste momento o treinador encontra-se em Saragoça, a realizar o nível II de treinador de Futsal.

Com o intuito de aperfeiçoar o seu futsal, Sonoka Goto, de 19 anos, irá realizar treinos com a formação do Osasco/Jaguaré/Palmeiras/Sant'Anna. A jogadora permanecerá durante um mês.
A equipa que acolhe a atleta, já recebeu em 2008, outras duas jogadoras japonesas.
Sonoka, natural de Saitama, comoçou a sua carreira aos 12 anos, com a práctica de futebol de 11. Com 18, decidiu-se pelo futsal e antes de se deslocar ao Brasil, jogava pela equipa do Tokyo Women's Medical University, onde é estudante de medicina. A jogadora diz que preferiu trocar o futebol de 11 pelo futsal porque "é preciso correr menos, e fica mais fácil em voltar para marcar", afirmou. E sua vinda para o Brasil foi justamente por causa do nível do futsal praticado naquele país: "O futsal brasileiro é mais famoso no mundo, tem boa qualidade e habilidade. Estou gostando de aprender aqui, além de ser divertido. A vida no Japão é muito trabalhosa e corrida", comentou.

24h Galegos Sta. Maria


Irá realizar-se no próximo sábado dia 6 de Agosto, o torneio 24h de fut. 5. O torneio terá lugar em Galegos Sta. Maria - Barcelos.
Para mais informações devem contactar o Sr. Carlos Ferreira, pelo número: 932320050

Caras novas no FC Vermoim

A formação bi-campeã da AF Braga e vice-campeã nacional, apresentou os seus reforços para a temporada 2010/2011. Com o intuito de voltar a vencer todas as provas da AF Braga e chegar á final da Taça Nacional, a equipa do Vermoim contratou 3 reforços, são eles: Filipa Mendes, que na temporada passada representava o vitória de Guimarães, Diana Costa, ex-Esc. de Gondomar e Andreia, que veio da formação do S.Mamede.



Filipa Mendes
(ex-Vitória SC)


Diana Costa
(ex- Esc. de Gondomar)


Andreia
(ex-S.Mamede)













Fonte: Imagens - http://fcvermoim.blogs.sapo.pt/

Brasil - Sercomtel/Londrina conta com Néia e Cíntia no "ataque" ao título

Com a Liga de Futsal 2010 pretes a começar, a equipa da Sercomtel/Londrina, realiza a sua fase de preparação para "atacar" a competição e conta com o reforço da guarda-redes Néia e a ala Cíntia, que foi a melhor marcadora do campeonato estadual com 13 golos.
A equipa está inserida no grupo A da Liga Futsal 2010 e está consciente das dificuldades que irá enfrentar para conseguir um lugar na segunda fase da competição.
À procura de voltar a conquistar o título, que já foi seu em 2006, a formação da Sercomtel/Londrina, fará a sua estreia diante da formção do MESC/SBC/Sabesp, de São Paulo, no dia 10 de agosto (terça-feira). A partida está agendada para as 18 horas, em Caçador, interior de Santa Catarina.