"O Jogo das Raparigas" dinamiza em Aveiro

O projecto “O Jogo das Raparigas” realiza amanhã, dia 4 de Agosto, mais
uma acção de dinamização. Desta feita cumprir-se-á na Zona Centro, mais
concretamente em Aveiro, e terá por alvo a Selecção Nacional Universitária
Feminina de Futsal, que se encontra a estagiar naquela cidade com vista à
sua participação na 2ª. edição do Campeonato do Mundo Universitário.
Refira-se que nesta competição, a realizar entre 22 e 29 deste mês de
Agosto, em Novi Sad, na Sérvia, Portugal irá tentar melhorar o seu
desempenho no Mundial de há dois anos, disputado no Brasil, e onde as
universitárias portuguesas conquistaram a medalha de prata.
A acção de dinamização possui um vasto programa, que arrancará às 17.30
horas com um jogo-treino entre a Selecção Nacional Universitária Feminina e
uma equipa de “O Jogo das Raparigas”, pela qual alinharão uma série de
jogadoras bem conhecidas do futsal nacional. O encontro terá por palco o
Pavilhão Desportivo da Universidade de Aveiro.
O convívio prosseguirá ao jantar, durante o qual a equipa de dinamização
do projecto terá oportunidade de dialogar com a Direcção da FADU (Federação
Académica do Desporto Universitário) e com todos os elementos da equipa
técnica da selecção. O programa ficará concluído com a dinamização junto
das jogadoras, a partir das 21 horas, na Residência da Universidade de
Aveiro.



Céu Freitas
Comunicação "O jogo das raparigas"

6º Torneio Internacional Futsal do Infantado



Terá lugar nos dias 18, 19 e 20 de Setembro/ 3, 4 e 5 de Outubro, a 6º edição do Torneio Internacional de Futsal do Infantado. O evento terá lugar nos Pavilhões Paz e Amizade, António Feliciano Bastos e José Cardoso Pires em Loures.
O Torneio Internacional de Futsal do Infantado, é disputado nas categorias de Escolas, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Séniores Femininos.
O torneio conta com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Loures, sendo que esta edição internacional, terá como padrinho o guarda-redes "leonino" João Benedito.
São esperados, à semelhança das edições anteriores, cerca de 1500 atletas, 69 equipas de 31 clubes participantes, sendo que esta edição, apresenta algumas inovações.

David Díaz renova com o Deportivo de Córdoba

Após 2 temporadas e 5 títulos conquistados, é com naturalidade que o Desportivo de Córdoba renova com o seu treinador David Díaz.
Para a nova temporada, o treinador terá um novo desafio, mas os mesmos objectivos, apesar de ter havido mudanças na direcção e nas jogadoras que compunham a equipa.
Neste momento o treinador encontra-se em Saragoça, a realizar o nível II de treinador de Futsal.

Com o intuito de aperfeiçoar o seu futsal, Sonoka Goto, de 19 anos, irá realizar treinos com a formação do Osasco/Jaguaré/Palmeiras/Sant'Anna. A jogadora permanecerá durante um mês.
A equipa que acolhe a atleta, já recebeu em 2008, outras duas jogadoras japonesas.
Sonoka, natural de Saitama, comoçou a sua carreira aos 12 anos, com a práctica de futebol de 11. Com 18, decidiu-se pelo futsal e antes de se deslocar ao Brasil, jogava pela equipa do Tokyo Women's Medical University, onde é estudante de medicina. A jogadora diz que preferiu trocar o futebol de 11 pelo futsal porque "é preciso correr menos, e fica mais fácil em voltar para marcar", afirmou. E sua vinda para o Brasil foi justamente por causa do nível do futsal praticado naquele país: "O futsal brasileiro é mais famoso no mundo, tem boa qualidade e habilidade. Estou gostando de aprender aqui, além de ser divertido. A vida no Japão é muito trabalhosa e corrida", comentou.

24h Galegos Sta. Maria


Irá realizar-se no próximo sábado dia 6 de Agosto, o torneio 24h de fut. 5. O torneio terá lugar em Galegos Sta. Maria - Barcelos.
Para mais informações devem contactar o Sr. Carlos Ferreira, pelo número: 932320050

Caras novas no FC Vermoim

A formação bi-campeã da AF Braga e vice-campeã nacional, apresentou os seus reforços para a temporada 2010/2011. Com o intuito de voltar a vencer todas as provas da AF Braga e chegar á final da Taça Nacional, a equipa do Vermoim contratou 3 reforços, são eles: Filipa Mendes, que na temporada passada representava o vitória de Guimarães, Diana Costa, ex-Esc. de Gondomar e Andreia, que veio da formação do S.Mamede.



Filipa Mendes
(ex-Vitória SC)


Diana Costa
(ex- Esc. de Gondomar)


Andreia
(ex-S.Mamede)













Fonte: Imagens - http://fcvermoim.blogs.sapo.pt/

Brasil - Sercomtel/Londrina conta com Néia e Cíntia no "ataque" ao título

Com a Liga de Futsal 2010 pretes a começar, a equipa da Sercomtel/Londrina, realiza a sua fase de preparação para "atacar" a competição e conta com o reforço da guarda-redes Néia e a ala Cíntia, que foi a melhor marcadora do campeonato estadual com 13 golos.
A equipa está inserida no grupo A da Liga Futsal 2010 e está consciente das dificuldades que irá enfrentar para conseguir um lugar na segunda fase da competição.
À procura de voltar a conquistar o título, que já foi seu em 2006, a formação da Sercomtel/Londrina, fará a sua estreia diante da formção do MESC/SBC/Sabesp, de São Paulo, no dia 10 de agosto (terça-feira). A partida está agendada para as 18 horas, em Caçador, interior de Santa Catarina.

Manuela Abreu é reforço dos Restauradores

A guarda-redes que na época passada representava o Escolas de Gondomar, defenderá agora as redes dos Bi-campeões da AF Porto. Manuela regressa assim, a uma equipa que já conhece, pois já foi jogadora do clube.
A guarda-redes que vestirá a camisola número 76, disse no blog oficial do clube, que aceitou o convite pois "é um clube de topo, reconhecido a nível nacional e não foi difícil aceitar o convite, que serviu para mim como um elogio, um reconhecimento do meu trabalho e valor".




Imagem: http://www.restauradoresavintenses.blogspot.com/

Selecção Nacional de Futsal Feminino de Surdas

Vera Bettencourt vai treinar a Selecção Nacional de Futsal Feminino de Surdas, o convite foi feito através da Liga Portuguesa de Desporto para surdos, colaborando directamente com o Pedro Silva. A Selecção vai estar presente no 3ª Campeonato da Europa que vai ter inicio de 4 a 16 Novembro na Suiça, onde estarão presentes 14 Selecções divididas em 3 grupos:

Grupo A – Rússia, Dinamarca, Suiça, Israel e Holanda

Grupo B – Alemanha Itália, Turquia, Bélgica, e Noruega

Grupo C – Inglaterra, Suécia, Portugal e Polónia

Em 2011 esta Selecção estará presente no Campeonato do Mundo. Estas duas competições são Organizadas pelo European Deaf Sport e têm apoio da UEFFA.

Os estágios da selecção já estão a decorrer onde já foram seleccionadas 20 jogadoras das seguintes Instituições: Associação portuguesa de Surdos, Associação de Surdos do Porto, Centro Jovens Surdos, APS-CED Jacob.

Mais um desafio aliciante numa carreira recheada de exitos.




in: http://futsalclube.spaces.live.com/

Apresentação da Equipa do GD Covelas

O Grupo Desportivo Covelas vem por este meio anunciar a apresentação da sua equipa feminina de Futsal, que vai disputar o campeonato Distrital de Futsal Feminino da A. F. do Porto.

Desta feita, na próxima Quinta-feira, dia 29 de Julho de 2010, no Pavilhão Municipal de S. Romão do Coronado – Trofa, pelas 21:00 horas, o G.D. Covelas dá a conhecer a toda a comunidade do concelho da Trofa, sócios e simpatizantes do clube, população em geral e comunicação social, os objectivos para a próxima temporada, bem como os novos reforços do clube para a próxima época.




in: http://www.clubefutsal.com/apresentacao-da-equipa-feminina-do-covelas/

EDC Gondomar realiza treinos de captação

A Escola Desportiva e Cultural de Gondomar vai realizar treinos de captação em todos os seus escalões de formação (escolinhas, infantis, iniciados, juvenis, júniores masculinos e femininos). Os treinos decorrerão na última semana de Agosto, em datas a definir.
Para mais informações, contacte: edcgondomar@gmail.com

Captações no G.D.C.R. Vimieiro

Carvalhinho foi apresentada como jogadora do SC Maria da Fonte

Diana Carvalho, "Carvalhinho" para o futsal, é o terceiro reforço da formação do Maria da Fonte para a época 2010/2011. A jogadora de 17 anos, que na época anterior defendeu as cores do Vitória de Guimarães, ja vinha sendo observada pela equipa técnica das vice-campeãs da AF Braga, mas só agora chegou à equipa da Póvoa de Lanhoso.
Carvalhinho, irá envergar a camisola número 7 e conta no espaço do clube na internet, que aceitou o convite pois viu no mesmo, uma oportunidade de trabalhar com "grandes atletas e com uma equipa técnica que tem feito um bom trabalho". A jogadora diz ainda, no blog oficial da equipa, que um dos seus objectivos é " crescer enquanto atleta e ser melhor do que fui até agora". Já a nível colectivo, Carvalhinho refere que será " mais uma para ajudar a atingir os objectivos e é com esse intuito que vou trabalhar sempre no máximo", concluiu.







Fonte: imagens - http://scmariadafontefutsalfeminino.blogspot.com/

Universidade de Coimbra conquista Europeu Universitário feminino

Associação Académica de Coimbra venceu em Zagreb, com o melhor ataque e segunda melhor defesa a 1ª Edição da prova, no feminino.

A Associação Académica de Coimbra conquistou este domingo o Campeonato da Europa Universitário feminino. A I edição desta prova decorreu em Zagreb, na Croácia, e viu a equipa feminina da Universidade de Coimbra subir ao lugar mais alto do pódio, numa bela prestação que contou ainda com o melhor ataque (36 golos) e segunda melhor defesa da prova (9 golos sofridos).

A prova contou com 9 equipas nomeadamente a Univerdade de Zagreb (Croácia), Universidade de Rijeka (Croácia), Universidade de Oulu (Finlândia), Universidade d’Artois (França), Universidade College Cork (Rep. Irelanda), Norwegian School de Sport Sciences (Noruega), Adam Mickiewicz Universidade in Poznan (Polónia) e Universidade de Kocaeli (Turquia), aos quais se juntou a Universidade de Coimbra.

Na fase de grupos a Académica saiu líder, e nas meias-finais bateu Norwegian School de Sport Sciences por 5-2, e já na final superiorizou-se às francesas da Universidade d’Artois.

1ª fase
AAC 6-2 Univ. Artois
Sara Coelho (2), Ana Santos (2), Marisa Carrasqueira e Margarida Marques
AAC 10-2 Univ. Poznan
Margarida Marques (3), Inês Lopes (2),
Georgete, Sara Coelho, Marisa Carrasqueira, Inês Vitória e Daniela Terras
AAC 6-0 Univ. Zagreb
Georgete (2), Sara Coelho, Ana Santos, Margarida Marques e Jasna (p.b.)
AAC 6-1 Univ. Oulu
Margarida Marques (4), Georgete e Ana Santos

Meias-finais
AAC 5-2 Norwegian School
Marisa Carrasqueira (2), Georgete, Margarida Marques e Inês Vitória

Final
AAC 4-2 Univ. Artois
Margarida Marques, Marisa Carrasqueira, Ana Santos e Inês Lopes



in: http://www.scn.pt/futsal/noticia.php?id=9dN5m69dE22&menu=5&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+scn-sportcanal-futsal+%28scn+sportcanal+-+futsal%29

Entrevista com o treinador do Unochapecó Éder Popiolski

Éder Popiolski é um nome que dispensa apresentações, no entanto para os mais distraídos, este é o treinador da formação do Unochapecó/Nilo Tozzo/PMC/Female, que no seu curriculo já conta com vários títulos, como a Taça das Nações, Torneio Internacional de Espinho, Golden Cup, Taça Brasil, Jogos Abertos Brasileiros, Campeonato Catarinense, entre outros. Para além disso, Eder Popiolski, foi o escolhido para orientar a selecção brasileira
O FutsalTotal 19, foi saber um pouco mais sobre este treinador que tem dado muito de si ao futsal feminino


FutsalTotal 19 - Há quantos anos trabalha com Futsal Feminino?


Éder Popiolski - Atuo na modalidade como treinador desde 2000, quando iniciamos um projeto no Popiolski Futebol Clube, antecessera da Female Futsal, que visava a melhoria da competitividade.

F.T.19 - Tens algum treinador como referência?

Éder Popiolski - Vários treinadores contribuíram e continuam a colaborar com minha formação. No futsal, destaco PC de Oliveira, Fernando Ferretti, Ricardo Lucena e Miltinho. Também, gosto muito de outros esportes, sendo admirador de Bernardinho (voleibol), José Mourinho (Futebol) e Phil Jackson (Basquete). A lista poderia ser maior, contudo esses merecem destaque.

F.T.19- Não preferia ser treinador de uma equipa masculina onde teria mais visibilidade?

Éder Popiolski - Iniciei minha carreira de treinador no feminino e acabei criando um vínculo afetivo neste ambiente. Creio, perfeitamente, que poderia atuar com equipes masculinas, mas até o momento não apareceu uma oportunidade melhor do que onde estou. Não somente a questão da visibilidade estaria envolvido numa mudança, seria preciso me encantar em vários aspectos. Por enquanto isso não aconteceu e sigo feliz com o desafio de contribuir com a melhoria competitiva do futsal feminino.

F.T.19 - Como é trabalhar com estas jogadoras?

Éder Popiolski - É desafiante! Temos um ótimo grupo de jogadoras, todas muito jovens e dedicadas. Criamos uma relação de muita confiança, o que ajuda no processo de treinamento e, logicamente, para a evolução técnica. Aprendo com elas e procuro desafiá-las a pensar muito sobre o jogo. Acho que estamos conseguindo conquistas expressivas por contarmos com atletas que se tornam altamente competitivas pois são sedentas por inovações. Sinto-me satisfeito em liderar esse processo.

F.T.19 - Sente mais responsabilidade por ser uma referência no futsal?

Éder Popiolski - Uma equipa não é nada sem as outras. Todas, de qualquer escalão, podem influenciar no desenvolvimento do futsal feminino. Somos, neste momento, uma referência pelos campeonatos conquistados e, com isso, podemos até chamar mais a atenção. Contudo, nossa responsabilidade não é maior do que antes, pois temos clareza do que nos impulsionou para os resultados. Nesta perspectiva, nossa responsabilidade está na continuidade do inconformismo, na busca do algo a mais, na preparação contra as dificuldades... Estamos crescendo e outras equipas também. Para o bem do nosso esporte.

F.T.19 - Quais as competições que disputam durante a época?

Éder Popiolski - No Brasil não há uma competição que dure muito tempo e, então, disputamos vários campeonatos durante a temporada. Dividimos em torneios estaduais (regional ou distrital) e nacionais. Dentro de Santa Catarina disputamos três competições: Campeonato Catarinense, Jogos Abertos de Santa Catarina e Jogos Universitários Catarinenses. Em nível brasileiro há a Liga Futsal Feminina, Taça Brasil, Jogos Abertos Brasileiros e Jogos Universitários Brasileiros. Em 2009 e 2010 conseguimos incrementar nosso calendário com torneios internacionais em Portugal. Nosso projeto também trata de categorias menores, nessas disputamos várias competições regionais.

F.T.19 - As atletas seniores são profissionais?


Éder Popiolski - Nossas atletas dividem o tempo com os treinamentos e estudos. Todas recebem auxílio financeiro, bolsa de estudo, moradia, alimentação e plano de saúde. Contudo, não são consideradas profissionais porque não há formalidade trabalhista. Estamos nos aproximando deste estágio e acredito que num futuro não muito distante isso seja uma realidade.

F.T.19 - Os treinos integram a componente física e técnico-táctica, ou trabalha a parte física isoladamente?

Éder Popiolski - Dependendo do ciclo do treinamento, os treinos podem ser integrados, específicos ou híbridos. Geralmente, utilizamos os três métodos numa mesma semana, variando a quantidade de sessões. Chamamos de integrado uma sessão de treino que contempla o trabalho técnico-tático com uma exigência física pré-estabelecida. O treino específico acontece para trabalhar certa valência física ou situação técnica-tática do jogo (faltas, escanteios, etc...). E, o treino híbrido faz referencia ao treinamento físico e, em seguida, um treino técnico-tático, ou vice-versa. Nesta temporada estamos utilizando, também, treinos preventivos, no sentido de reduzir a incidência de lesões. São sessões específicas, geralmente após um treino técnico-tático leve, comandada pela fisioterapeuta. Vale destacar a importância de dimensionar adequadamente as cargas de trabalho do treinamento: treinar mais pode não significar qualidade.

F.T.19 - Comparando com o masculino, acha que as mulheres são melhores a nível técnico-táctico, ou não se pode comparar?

Éder Popiolski - Creio que não há como comparar. Minha maneira de atuar leva em consideração o estágio da atleta e da equipe no momento. A partir daí, cabe ao treinador elaborar um plano de treinamentos que possibilite a atleta e a equipe a avançar. Portanto, não é o gênero que vai definir onde se pode chegar. Fazer o jogador ser melhor do que ele mesmo ou fazer que a jogadora seja melhor ela mesma, independente de qualquer estágio, deve ser o objetivo do treinador.

F.T.19 - Como se faz para continuar a motivar jogadoras que estão habituadas a vencer?

Éder Popiolski - Elas adoram futsal e curtem muito o treinamento. A sensação de melhorar continuamente é a nossa satisfação. Podemos perder jogos e competições, mas nunca a vontade de jogar. Sinto isso nelas e nas pessoas com quem trabalho. A força da motivação vem de dentro.

F.T.19 - Em Portugal ainda não existe um campeonato nacional e as equipas tem poucos apoios a nível financeiro. Como é no Brasil, sente que as equipas são mais apoiadas, ou é exactamente o contrário?

Éder Popiolski - Acredito que o futsal feminino brasileiro tem mais apoio do que em Portugal. Contudo, ainda carecemos de maior investimento. O Brasil é um país continental e as competições nacionais se tornam caras. Por isso, nossos certames são disputados de forma rápida. Precisaríamos de maior visibilidade para melhorar as condições. Sinto que falta um plano estratégico para a modalidade entrar na mídia de massa (TV). O fato positivo do caso brasileiro é a participação das universidades nos projetos dos principais clubes de futsal feminino. Isso está fazendo a atleta permanecer por mais tempo na modalidade.

F.T.19 - Falando agora do mundial Universitário, o que sentiu quando soube que iria ser o comandante da selecção?


Éder Popiolski - Fiquei feliz pela indicação. É sinal de reconhecimento pelos anos investidos na modalidade. Trabalho de forma séria e procuro colaborar para o crescimento das atletas que comando. Certamente, fico muito mais feliz quando elas são convocadas. Nesta minha convocação, senti esse sentimento nelas. Tenho uma oportunidade pela frente e vou procurar retribuir a confiança com muito trabalho e dedicação.

F.T.19 - Quais são os objectivos para este mundial universitário?

Éder Popiolski - O título é importante, até porque somos os atuais campeões. Contudo, teremos pouco tempo de preparação antes da competição. Entre treinos e jogos ficaremos 15 dias juntos. Por isso, o desafio será construir uma equipa com elos de ligação. As atletas são de ótimo nível, o que deverá tornar menos difícil a tarefa.

F.T.19 - Com jogadoras de tanta qualidade, não acha que já era tempo de haver uma competição de selecções organizada pela FIFA?

Éder Popiolski - Com certeza! Os clubes estão, dentro das possibilidades, realizando trabalhos sérios e propiciando belas partidas. As Federações Nacionais já promovem competições e contam com contingente cada vez maior de clubes e de jogadoras. A base para realizar um mundial já existe e seria, sem dúvidas, estrategicamente importante para a divulgação do futsal feminino.

F.T.19 - Tem alguma mensagem de incentivo que queira deixar aos leitores do FutsalTotal19 e a todos os amantes do futsal?


Éder Popiolski - Nestes anos militando no esporte, sinto que o futsal feminino se estabelece por vontade própria. Estamos crescendo mesmo sem grandes apoios. O importante é que não deixemos apagar essa chama. Faça futsal pelo prazer sempre, independente das condições oferecidas. Também, é necessário continuar lutando por dias melhores e fazer valer a nossa representatividade. Não somos poucos e merecemos mais atenção das autoridades.
Foi um prazer responder esses questionamentos e participar desse espaço de informações. Parabéns à FutsalTotal19!

Para nós, FutsalTotal 19, foi um previlégio poder contar com uma participação nesse nosso, vosso espaço de alguém tão importante e empenhado na evolução do futsal feminino como o "mister" Popiolski. Desde já agradecemos a sua disponibilidade em colaborar conosco. Parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido.

Cátia assinou pelo Maria da Fonte

O SC Maria da Fonte, contratou mais uma jogadora do Vitória de Guimarães para reforçar o seu plantel, desta feita, Cátia passa a ser jogadora da formação da Póvoa de Lanhoso, para "atacar" o título na próxima temporada. Cátia que vestirá a camisola número 77, diz no blog oficial do clube, que aceitou o convite do Maria da Fonte, por ser "uma das equipas com mais potencial" e espera que "no mínimo, a época corra como a anterior".











Fonte: imagens - http://scmariadafontefutsalfeminino.blogspot.com/

Brasil definido para o mundial universitário

A Seleção Brasileira Universitária de futsal feminino já definui a sua equipa técnica e as 12 jogadoras que irão tentar o "bis" no mundial segundo mundial universitário. A preparação da equipa para o mundial que se realiza em Novi Sad, na Sérvia, de 23 a 30 de Agosto, será na cidade de Osasco - São Paulo, de 16 a 19.
A equipa técinca será liderada por Éder Popiolski, treinador da UnoChapecó/Female (Santa Catarina), atual bicampeã mundial de clubes. Éder terá como seu adjunto, o técnico Clodoaldo Marcondes, da Uni Sant'Anna (São Paulo).
O selecionador convocou 12 jogadoras:

Guarda-Redes:

Bianca (Uni Sant'Anna-SP)
Giga Paraná (UnoChapecó-SC)

Fixas:
Cilene (Uni Sant'Anna-SP)
Valéria (UnoChapecó-SC)
Taty (Unesc-SC)

Alas:
Jessiquinha (Uni Sant'Anna-SP)
Jéssika (UnoChapecó-SC)
Vanessa (UnoChapecó-SC)
Ariane (Uniarp-SC)
Gaby (Unesc-SC)

Pivôs:
Luciléia (Uniarp-SC)
Greice (Unesc-SC)

O mundial realiza-se em Novi Sad (que significa "Novo Jardim") que se localiza no norte da Sérvia, ex-república da Jugoslávia, no leste da Europa. Cortada pelo Rio Danúbio, conta com uma população de 373 mil habitantes. É a segunda maior cidade do país, perdendo apenas para a capital Belgrado, da qual fica a 70 quilômetros de distância.
Esta será o segundo mundial de futsal universitário.

Captações no G.D.C.R. Vimieiro

A equipa do G.D.C.R. Vimieiro, que milita no campeonato da AF Braga, vai realizar na próxima quinta-feira, dia 22 de Julho captação às 21 horas no ringue de Vimieiro em Braga.
Para mais informações contactam: vimieirofutsal@gmail.com.

Torneio Águias São Gabriel


Realiza-se amanha, no Pavilhão Municipal das Manteigadas, o torneio "Águias São Gabriel ". Para além da equipa da casa, irão disputar o torneio as formações do Infantado F.C., Núcleo de Chasa e S.C. Samouco. O torneio tem início as 16h com o jogo que opõe o Águias São Gabriel ao Infantado.
O horário dos outros jogos é o seguinte:

17.00H - Núcleo Chasa vs S.C. Samouco
18.00H - 3º e 4º lugar
19.00H - Final
20.00H - Entrega de prémios e Encerramento

Espanha - Sonia Bernal, assina pelo F.S.F. Mostoles Cospusa


A formação do Móstoles Cospusa, contratou o seu primeiro reforço para a época 2010/2011, trata-se da guarda-redes Sónia Bernal. A guarda-redes de 28 anos, assinou por uma temporada, com os campeões da Copa de Espanha. Natural de Murcia, Sónia fez a sua estreina na Division de Honor aos 15 anos, jogou em equipas como o UCAM Murcia, Navalcarnero e nas últimas cinco temporadas representou as cores do Femesala Elche.
Sónia Bernal, é uma guarda-redes bastante experiente e ja venceu vários títulos importantes como; cinco Ligas, duas copas, duas supercopas, um campeonato do mundo de clubes, onde foi nomeada como melhor jogadora e melhor guarda-redes. Para além disto, ainda conta no seu curriculo, seis convocatórias para a selecção espanhola de futsal. Contudo, a guarda-redes que mais e diz que vestir a camisola do Móstoles é " um novo desafio na minha carreira, assino por um clube que nas últimas temporadas sempre lutam por todos os títulos e que na próxima época disputará quatro competições." Sonia define-se como uma gurada-redes "rápida, ágil e gosto de manter a equipa organizada em todo o momento"concluiu.