Seminário Internaciona "O Jogo das Raparigas"



No dia 5 de Outubro, realiza-se na Fundação António Cupertino de Miranda (Porto), o Seminário Internacional "O Jogo das Raparigas).

O Jogo das Raparigas é um projecto desenvolvido pela Associação Portuguesa Mulheres e Desporto com financiamento do POPH.
 Desde o seu início, em Março de 2010, foram realizadas 448 iniciativas em todos os distritos do Continente, com destaque para 291 acções nas equipas/clubes, 15 Encontros Locais e 4 Regionais. Nos Encontros Locais e Regionais foram identificados os constrangimentos da participação das mulheres no futebol/futsal e foram debatidas propostas consideradas importantes para o desenvolvimento das modalidades. A participação das jogadoras foi fundamental e por isso algumas delas são agora a Voz destas propostas. O Seminário Internacional O Jogo das Raparigas reúne propostas apresentadas e consensualizadas pelas jogadoras e tem como objectivo promover o debate sobre as medidas necessárias para o aumento da participação das mulheres no futebol/futsal e para o desenvolvimento sustentado das equipas femininas. A organização deste seminário privilegia a participação de jogadoras, dirigentes e pessoas responsáveis pelo enquadramento técnico, no seu contributo imprescindível para a persecução do princípio da igualdade entre mulheres e homens no desporto, a todos os níveis, funções e esferas de competência. A equipa do Projecto convida-vos a participar e a discutir as medidas propostas. Vai ao nosso Facebook e responde ao nosso evento. Esperamos que não perca esta oportunidade especial de participar na discussão do futuro do Futebol e do Futsal no Feminino! Inscreva-se por email para: gestaonorte@mulheresdesporto.org.pt Programa do SeminÁrio Internacional O Jogo das raparigas 9.30h Recepção de participantes. 10.00h Sessão de abertura. Odete Graça. Associação Portuguesa Mulheres e Desporto. Sérgio Dias Luz. Federação Portuguesa de Futebol Manuel Albano. Comissão para a Cidadania e para a Igualdade de Género. 10.30h O Jogo das Raparigas. Associação Portuguesa Mulheres e Desporto. 11.00h Vera Pauw. Directora técnica das equipas femininas, Federação de Futebol da Rússia. 11.30h Julia Pindado. Presidente da Associação de Clubes de Futsal Feminino, Espanha. Moderação - Fernanda Piçarra. O Jogo das Raparigas. Debate 14.30h Painel 1. Mais jogadoras. Mais equipas. Introdução. Maria Martins. O Jogo das Raparigas. Paula Queirós. Professora Universitária, Faculdade de Desporto, UP. Nuno Cristóvão. Docente de Educação Física/treinador. Susana Cova. Docente de Educação Física/treinadora. Moderação - Alfredina Silva. O Jogo das Raparigas. Debate 16.30h Painel 2. Mais equipas. Mais competição. Introdução. Teresa Tavares. O Jogo das Raparigas. Ana Raquel Dias (Futsal) e Carla Martinho (Futebol). O Jogo das Raparigas. Comentários de Mónica Jorge e Jorge Braz. Seleccionadores nacionais. Moderação - Paula Pinho. O Jogo das Raparigas. Debate 19.00h Sessão de encerramento. Posição Pública. Inês Neto. O Jogo das Raparigas. Francisco Silveira Ramos. Associação Nacional dos Treinadores de Futebol. Sérgio Luz. Federação Portuguesa de Futebol. Isabel Cruz. Associação Portuguesa Mulheres e Desporto.

Espanha - Selecção espanhola defronta a Rússia

A selecção espanhola irá realizar dois encontros com a sua congénere russa, nos próximos dias 9 e 10 de Outubro em Ourense. Em relação a última convocatória ficaram de fora por diversos motivos, sendo um deles lesão. Assim sairam da convocatória, Vanessa, Bea Martín, Patri Jornet, Eva Ortega, Laura Fernández e Sara Moreno. Entram Fátima, Pitu (Soto del Real), Isa Garcia (Atlético de Madrid) e Marta (Ponte Ourense).
Veja a lista completa:

Guarda-redes                      

Sonia Bernal Murcia (Universidad de Alicante)
Belén De Uña Marzo (F.S.F. Móstoles)

Fixos

Patricia Chamorro González  (F.S.F. Móstoles)
Isabel García Carrión C.D. (Futsi Navalcarnero)
Fátima  Cervera Rodríguez (Deportivo Córdoba)

Alas
 
Amparo Jiménez López (Ponte Ourense SAD)               
Sara Iturriaga Pérez (C.D. Futsi Navalcarnero)             
Claudia Pons Xandri (F. S. Gironella)
Marta Rodríguez Figueiredo (Ponte Ourense SAD)

Alas/Pivot
 
Ana Sevilla Luján (C.D. Futsi Navalcarnero)
Patricia González Gómez (C.D.V.P. Soto del Real)

Pivot
 
Natalia Flores Sanz (C.D. Futsi Navalcarnero) 

AF Setúbal - Estrelas de Feijó organiza torneio triangular

Vai realizar-se no próximo domingo, dia 2 de Outubro, no Pavilhão da Esc. Sec. Romeu Correia, um torneio triangular de futsal. As equipas participantes serão as anfitriãs, Júniores e Seniores das Estrelas de Feijó e a formação júnior do Benfica-

Calendário de jogos:
14:30h - Estrelas do Feijó vs S.L. Benfica Júnior
15:30h - Estrelas do Feijó vs Estrelas do Feijó Júnior
16:30h - Estrelas do Feijó Jun. vs S.L. Benfica Júnior

AF Viseu - Unidos da Estação recebe o Oliveira de Frades


AF Viseu - Supertaça


AF Porto - Jogo de Apresentação do Covelas


O jogo de apresentação do Covelas, será frente ao Novasemente G.D. e raliza-se no próximo dia 17 de Setembro, às 20:30 no Pavilhão da Escola EB 2/3 de S. Romão do Coronado na Trofa.


AF Viseu - Unidos da Estação apresentam-se aos sócios


A formação do Unidos da Estação, apresenta-se no dia 18 de Setembro, aos seus sócios e simpatizantes. O jogo realiza-se ás 16h no Pavilhão Municipal - São Pedro. A equipa convidada é o GD Almas, da AF Coimbra.

Espanha - 2º Jornada da Division de Honor

Lascturale Orvina - Rayo Majadahonda
Diamante Rioja - Cidade As Burgas
Valladolid FSF - At. Madrid
Rubí - Femesala Elche
CD Univ. Alicante - F.S.F. Gironella
FSF Móstoles - Zaragoza 2002
V.P. Soto del Real F.S. - Burela Pescados Ruben
Ponte Ourense - Cajasur Córdoba

AF Porto - Mindelo apresenta-se aos sócios e simpatizantes


A ACD Mindelo vai fazer o seu jogo de apresentação aos sócios e simpatizantes no próximo sábado às 17h, no Pavilhão Gimnodesportivo de Mindelo. O jogo será frente à formação da ACD Azagães da AF Aveiro.

AF Viana do Castelo - Aida continua no Santa Luzia

Ainda continuará sobe o comando de Miguel Passos. A experiente jogadora, em entrevista ao site do clube, diz que aceitou renovar o seu vínculo ao Santa Luzia pois se sente bem na formação vianense. Aida tem como objectivos pessoais e colectivos para a nova época "continuar a evoluir e ajudar a equipa a ganhar".
O Santa Luzia apresenta-se aos sócios no próximo dia 17 de Setembro.

AF Viana do Castelo - Sorteio das provas definido

Realizou-se ontem na sede da AFVC, o sorteio das provas de futsal. 
Relativamente à taça, quis o sorteio que ficassem na mesma série, o detentor do troféu e o finalista vencido, a formação do Santa Luzia. 
As séries estão assim divididos:
Série A

- Castanheira
- Cerveira Futsal 
- Santa Luzia
- Escola S. Monserrate
- Soutelense
Série B

- ARA
- Deocriste
- Esc.Zona Fut
- Arcos S. Paio
- Fontão

O início da competição está agendado para o dia 1 de Outubro. Os dois primeiros classificados de cada série irão disputar as meias-finais. 
Já o campeonato, arranca no dia 12 de Novembro, sendo que a primeira jornada está assim definida:

Fontão - Cerveira
Arcos S. Paio - ARA
ES Monserrate - Esc.Zona fut
Castanheira - Deocriste
Soutelense - Santa Luzia

AF Viana do Castelo - Sorteio definido

Realizou-se ontem na sede da AFVC, o sorteio das provas de futsal. 
Relativamente à taça, quis o sorteio que ficassem na mesma série, o detentor do troféu e o finalista vencido, a formação do Santa Luzia. 
As séries estão assim divididos:
 
Série A

- Castanheira
- Cerveira Futsal 
- Santa Luzia
- Escola S. Monserrate
- Soutelense
 
Série B

- ARA
- Deocriste
- Esc.Zona Fut
- Arcos S. Paio
- Fontão

O início da competição está agendado para o dia 1 de Outubro. Já o campeonato, arranca no dia 12 de Novembro, sendo que a primeira jornada está assim definida:

Fontão - Cerveira
Arcos S. Paio - ARA
ES Monserrate - Esc.Zona fut
Castanheira - Deocriste
Soutelense - Santa Luzia




AF Braga - Priscos 2011/2012

A formação do Priscos, irá "atacar" a nova temporada com o seguinte plantel:

Joana Silva(Gr)
Margarida Silva(Gr)
Celina Carvalho
Ana Antunes
Catarina Silva
Sara Azevedo (ex.DECA)
Bárbara Castro (ex.DECA)
Carina Fernandes (ex.DECA)
Jessica Araújo (ex.DECA)
Filipa Mendes (ex.Brito)
Fernanda Alves (ex.Mª da Fonte)
Rita Pinto (ex.Gondomar)
Silvia Mendes (Gr, ex.Gondomar)
Sara Rafael (1ª Insc.)

 Equipa Técnica:

Treinador: Adelino Vieira
Treinador Adjunto: Tiago Martins
Treinador de Gr.: Helder Santos
Massagista: Conceição Sá

AF Viana do Castelo - ARCAS realiza primeiro teste da época

Após uma semana de treinos, a formação do ARCAS, irá realizar o seu primeiro teste, frente à E.S. Monserrate, uma equipa que entrará pela primeira vez nas competições da AF Viana do Castelo.
Certamente será um encontro onde as duas equipas puderam ver o que ainda falta limar até ao início do campeonato e em que as restantes equipas, aproveitaram para conhecer a nova formação da ES Monserrate.

AF Porto - Restauradores apresentam-se aos sócios e simpatizantes


A formação dos Restauradores Avintenses, apresenta-se aos sócios este domingo, 11 de Setembro pelas 17h no Pavilhão Modicus Sandim.
O jogo de apresentação será frente às campeãs nacionais FC Vermoim, tendo como equipa de arbitragem; Mário Cunha Bruno Monteiro e Nuno Moreira.
A formação anfitriã,aproveitará o momento para a presentar o seu último reforço para a temporada 2011/2012.

AF Porto - Catarina Pinheiro é baixa nos Restaurador

Catarina Pinheiro, não fará parte do plantel de André Teixeira para a próxima temporda. A número 77 avintense não poderá dar o seu contributo à equipa devido ao facto de se encontrar a tirar o mestrado e ter sido colocada na Universidade da Beira Interior (UBI), não lhe sendo possível treinar com o restante plantel. 


I Torneio Internacional de Viana do Castelo


Como já foi noticiado pelo FutsalTotal19, vai realizar-se no dia 17 de Setembro, no Pavilhão Municipal de Monserrate, o I Torneio Internacional de Viana do Castelo. Já foi definido pela organização, os jogos e as horas dos mesmo, sendo que a recepção às equipas acontecerá às 14:30.
Os jogos estão assim organizados:

15h - Santa Luzia vs Poio FS
16h - Vermoim - ACD Castanheira
17:30 - jogo de 3º e 4º
18:30 . Final

Neste torneio, vamos poder (re)ver as jogadoras Dani, ex-Avintes e Cátia, que recentemente se transferiram para a formação do Poio FS.
Lembramos, que este torneio, serve também de apresentação à equipa do Santa Luzia para a época 2011/2012.


Cartaz in: http://www.sluziafc.blogspot.com/

AF Lisboa - Clássico a abrir a época


As competições da AF Lisboa, abrem com aquele que já é um clássico, não só na AF Lisboa, como também a nível nacional. O SL Benfica e CRC Quinta dos Lombos, enfrentam-se no próximo Sábado para discutir a Supertaça.
Certamente será mais um grande jogo, que todos os amantes do futsal querem assistir.
O encontro vai ser realizado no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra e a bola começa a rolar às 16h.

AF Algarve - GDC Machados iniciam os trabalhos de pré-temporada

O GDC Machados, vice campeão distrital da AF Algarve, iniciaram ontem os trabalhos de preparação para a nova temporada. A equipa rival do campeão Padernense, vai realizar 3 treinos semanais. A formação comandada por Patrícia,  irá organizará o 2º Torneio António Rosa no dia 17 e 18 de Setembro em São Brás de Alportel. O evento, para além de preparar as equipas para a nova época, pretende também, divulgar a modalidade no Algarve, principalmente no em São Brás de Alportel. 
Mesmo com os treinos a decorrer, todas as jogadoras que queiram ingressar na equipa dos Machados terão as portas abertas, sendo que a equipa, comunicou pela rede social facebook, que "... recruta-se atletas que mostrem interesse na modalidade".





AF Viana do Castelo - Castanheira realiza jogo treino com Airão

 


 
in: http://futsalcastanheira.blogspot.com/

Espanha - 1º jornada da Division de Honor

A principal competição de futsal feminino espanhol, arranca já este fim de semana. O campeão Ponte Ourense, inicia a defesa do título no terreno do Rayo Majadahonda.
Jogos da jornada:

Cajasur Córdoba - V.P. Soto del Real F.S.
Burela Pescados Ruben - FSF Móstoles
Zaragoza 2002 - CD Univ. Alicante
F.S.F. Gironella - Rubí
Femesala Elche - Valladolid FSF
At. Madrid - Diamante Rioja
Cidade As Burgas - Lascturale Orvina
Rayo Majadahonda - Ponte Ourense

Espanha - Ponte Ourense venceu a supertaça

A equipa do Ponte Ourense sagrou-se campeão da supertaça espanhola, após ter vencido a formação do Móstoles por quatro bolas a uma.

Ficha de jogo:
Ponte Ourense: Eva; Laura, Ana, Ampi e Sarita (5 inicial). Também jogaram: Souza, Marta, Drica, Bea Seijas e Cristina.
Treinador: Óscar Álvarez Naveiro

Móstoles: Belén; Patri Chamorro, Inma, Bea Martín e Ju Delgado Lautenschlager (5 inicial). Também jogaram: Eva Manguán, Sonso, Rocío Sevilla.
Treinador: Andrés Sanz.

Palmarés da Competição:

2011 - Ponte Ourense
2010 - FSF Móstoles
2009 - D. Córdoba
2008 - Atle´tico de Madrid Navalcarnero
2007 - Femesala Elche
2006 - Móstoles FSF
2005 - UCAM Murcia
2004 - Femesala Elche
2003- Femesala Elche

Rede Jovem/Coelima/IESFafe vence X Torneio Cidade de Lourosa


A jovem formação da Rede Jovem/Coelima/IESFafe, sagrou-se campeã do X Torneio Cidade de Lourosa. A equipa arrecadou também todos os prémios individuais atribuídos pela organização do torneio.
Os resultados dos jogos foram os seguintes:

Lusitânia FC Lourosa 1 - 1 EDC Gondomar (venceu Lourosa após gp)
ARD Vilamaiorense 3 - 6 Rede Jovem/Coelima/IESFafe   

3.º e 4.º lugar

EDC Gondomar 5 - 4 ARD Vilamaiorense
 
Final

Lusitânia FC Lourosa 2 - 6 Rede Jovem/Coelima/IESFafe


Prémios individuais:


Melhor GR: Rita (Rede Jovem/Coelima/IESFafe)
Melhor Marcadora: Melissa (Rede Jovem/Coelima/IESFafe)
Melhor Jogadora: Melissa (Rede Jovem/Coelima/IESFafe)








I Torneio Proença-a-nova



I torneio de futsal feminino Proença-a-nova, vai realizar-se no dia 17 de Setembro. Todas as interessadas, devem contactar: 961887067, ou nucleo.pan@gmail.com

II Torneio da Cidade de Cantanhede


Realiza-se no próximo dia 17 de Setembro, o II Torneio da Cidade de Cantanhede. As equipas participantes são as seguintes: A.D.Flaviense (AF Vila Real), A.D.Ourentã (AF Coimbra), C.R.Golpilheira (AF Leiria) e Restauradores Avintenses (AF Porto).
O evento terá lugar no Pavilhão "Os Marialvas" e tem início marcado para as 15h.

AF Leiria - Golpilheira apresenta 3 reforços



O C.R.Golpilheira apresentou os 3 novos reforços para a época 2011/2012. As novas caras do plantel tem o nome de Joana Lara, Margarida Marques, mais conhecida por "Pisco" e  a júnior Maria Jerónimo ex União de Leiria. A vovem jogadora, chega ao clube não só para reforçar a equipa principal como também a formação júnior.