Golos é com elas

Na Póvoa de Lanhoso mora uma equipa que tem impressionado pelos números alcançados esta temporada. Para além de apresentar um percurso cem por cento vitorioso, o Maria da Fonte destaca-se por ser a formação mais concretizadora de todos os campeonatos disputados em território português. As pupilas orientadas por Bruno Azevedo levam já 296 golos marcados.
Com um plantel composto por atletas muito experientes, em simbiose com atletas jovens e com um futuro promissor, fruto da reestruturação levada a cabo esta época no departamento de futsal feminino, o Maria da Fonte lidera o Campeonato Distrital da AF Braga com vinte triunfos averbados em outros tantos jogos disputados. A equipa técnica é nova e todas as atletas jogam pela primeira vez no clube, com a excepção da capitã, Mélissa Antunes, que regressou após um ano na ADC Gualtar.
O segredo do sucesso parece residir no facto de existir no seio da equipa uma forte ligação entre todos os elementos, desde equipa técnica a atletas, com papéis bem definidos e com todos os elementos a desempenharem um importante papel, numa estrutura sólida, inviolável e que leva a que as atletas sintam a responsabilidade de traduzir em campo aquilo que é a grande filosofia do grupo: trabalhar sempre no limite.

Bruno Azevedo aponta o trabalho para a base do êxito
Bruno Azevedo é o técnico que está por trás do sucesso de uma equipa que promete fazer história nos distritais da AF Braga. Para o treinador do Maria da Fonte, o segredo está no trabalho realizado diariamente. "O êxito, geralmente, anda sempre associado a muito trabalho. Neste caso não foge à regra. Além do trabalho, destacaria também o facto do clube investir bastante no futsal feminino e oferecer todas as condições, ao mesmo tempo que destaco também a predisposição das atletas para trabalharem sempre no limite e a vontade que têm em querer sempre mais", começou por dizer.
O facto de comandar uma equipa totalmente renovada, apesar de algumas atletas já terem jogado juntas, não impediu um rápido retorno desportivo. Para Bruno Azevedo não é surpresa o que estão a fazer e explica: "primeiro porque vejo o trabalho sério que realizam, depois porque possuem qualidade técnica muito acima da média e ainda uma grande cultura táctica."
Apesar de estar em boas condições para conquistar o título distrital, mesmo que o ‘rival', Vermoim, se encontre a apenas três pontos de distância, Bruno Azevedo revela-se pragmático e ainda não pensa numa eventual participação na Taça Nacional. "Na equipa cultivamos a filosofia
de pensar jogo a jogo, até para retirar pressão das atletas. Respeitamos muito todos os adversários e temos no nosso campeonato equipas de grande nível. Não nos podemos dar ao luxo de pensar no futuro que pode nem acontecer", explicou, antes de deixar um agradecimento especial a "todos os elementos da equipa técnica pelo excelente trabalho que desenvolvem" admitindo sentir "um enorme orgulho" nas atletas que comanda.

Mélissa Antunes já marcou por 108 vezes
No meio de tantos golos apontados, há quem se destaque pela grande pontaria revelada ao longo da época. Mélissa Antunes já acertou nas redes contrárias por 108 vezes, o que lhe confere o estatuto de máxima goleadora da equipa. A atleta prefere dividir os louros com as suas colegas: "Tenho uma equipa fantástica que, além da confiança e força que tem e transmite para lutar pelos nossos objectivos, demonstra muita qualidade técnica e táctica, proporcionando-me imensas situações para fazer golo. A equipa leva um registo impressionante de golos e isso mostra que todas nós temos pontaria afinada", explicou, antes de admitir: "tenho uma aptidão inata para a ‘redondinha', para além de impor regras a mim mesma, trabalhando sempre no limite e procurando ser cada vez mais e melhor."
Mélissa tem também a responsabilidade de capitanear uma equipa que só sabe ganhar, facto que não parece dar-lhe um acréscimo de responsabilidade. "Este ano, por vezes, esqueço-me que sou capitã. No balneário olho em meu redor e vejo 13 atletas amigas, solidárias e felizes. Em campo sinto que todas jogam decididas e voluntariosas a ajudar a equipa a vencer, sem que seja preciso indicar alguma coisa. A maturidade que reveste as minhas colegas de equipa faz com que todas sejam capitãs", rematou.

Nuskinha fala em "grupo espectacular"
Para a sub-capitã, Nuskinha, a chave do sucesso passa pelo empenho demonstrado por todos para atingir os objectivos propostos. "Na nossa equipa, como em todas as outras, existem factores que nos ajudam a melhorar dentro e fora de campo. A equipa técnica é fantástica e ajuda-nos imenso quando as coisas não correm tão bem. Temos um treinador excepcional, que confia em nós a duzentos por cento. Os nossos adeptos sabem que damos tudo em campo e apoiam-nos incondicionalmente."
Nuskinha admite que, apesar de a equipa ser constituída na totalidade por atletas novas no clube, o espírito de grupo "surgiu com espontaneidade. É um grupo espectacular, com atletas e restante equipa técnica que se entendem na perfeição", sublinhou. "O facto de termos atletas ainda bastante jovens só é bom para nós, pois, para além de serem excelentes jogadoras, só mostram que o futsal está para durar em Portugal. Tenho bastanto orgulho em todas elas, e tendo em conta que sou uma das mais velhas, sei que há uma certa responsabilidade em ajudá-las a crescer. É esse outro dos objectivos do SCMaria da Fonte: fazer crescer o futsal feminino em Portugal", concluiu.

Maria da Fonte 2009-2010:

Director do Departamento: João Oliveira

Equipa Técnica: Bruno Azevedo (Treinador),
Estrela Paulo (Adjunta) e Sónia Alves (Adjunta)

Responsável Clínico: Enf. Fernando Silva

Atletas:
44 Aurora (guarda-redes)
4 Sandra (fixa)
8 Susana (pivot)
9 Rachel (ala)
10 Nathalie (ala)
14 F. Raquel (ala)
17 Mélissa (universal)
18 Maria (ala)
19 Nuskinha (universal)
20 Nani (fixa/ala)
24 Marlene (fixa/ala)
28 Tita (ala)
77 Caty (ala)

Galeria de Fotos



IN: http://www.futsalglobal.com/news.php?extend.5277

Jaguaré Esporte Clube de Parabéns

Em 25 de fevereiro de 1985, começou um sonho. 25 anos depois, este sonho é realidade. Nesta quinta-feira, o Jaguaré Esporte Clube chega ao seu Jubileu de Prata, celebrando uma trajetória de conquistas e constante evolução.

O clube foi fundado no Parque Santa Cecília, na região da Capela do Socorro (zona sul de São Paulo), por José Matias de Souza Filho, que o preside até hoje. O nome veio em função de seu primeiro patrocinador: a Embalagens Jaguaré, empresa de Barueri.
De origem humilde... O Jaguaré foi criado para o futsal e o futebol, com o objetivo de fornecer à comunidade carente de recursos uma formação dentro do desporto. Além disso, sempre teve um projeto social, contando com escolinhas de desportivas e alfabetização para adultos.
O perfil do Jaguaré, de sempre buscar a constante evolução, levou gradativamente à novos objetivos. Em 2001, as mulheres do clube conquistaram o seu primeiro ouro estadual: o Troféu Piratininga de Seleções. Em 2005, veio a parceria com a Prefeitura de Osasco e as primeiras vitórias sobre importantes clubes do futebol feminino nacional.
Em 2007, chegou à marca de 12 títulos - o maior de um clube defendendo Osasco, independente da modalidade. Veio também a parceria com o Centro Universitário Sant'Anna, que o Jaguaré defende nas competições universitárias.
No ano de 2008, veio a parceria com a Sociadade Esportiva Palmeiras. O Brasil foi finalmente conquistado, com os títulos da Taça Brails e da Olimpíada Universitária - JUBs.
Em 2009, a escolha da capitã Cilene como melhor jogadora de futsal do mundo, segundo o Umbro Awards by Futsal Planet.com, representou o crescimento do clube: de origem humilde, agora era respeitado no planeta. Os títulos não cessaram e mesmo os vices eram importantes.
Para os próximos anos, o clube quer seguir em evolução,conquistando os títulos que ainda não possui e novos empreendimentos. Contando com fortes parceiros e atletas incansáveis, o futuro promete para o Jaguaré!

Toda a equipa do FutesalTotal19, dá os parabéns a este clube e deseja-lhe as maiores felicidades!!

Resultados da 22º Jornada da Liga Luso Taças

A. D. C. Grimancelos 1 - 0 A. D. Milhazes
F.C. Os Academicos 0 - 6 G. D. R. Leocadenses
G. D. C. Cristelo 2 - 3 A. C. D. Vilar Figos
N. D. Silva 5 - 3 A. D. R. C. Fonte Coberta
G. D. R. Moinhos Paradela 0 - 0 G. D. Macieira
A. D. C. R. Águias S. Mamede 1 - 5 SIRA Futebol Aldreu
G. R. C. Alvito S. Pedro 1 - 0 A. C. D. Alcaides de Faria
Palme F. C. 0 - 4 A. C. R. Midões

Agenda das Competições Distritais

22º Jornada da Liga Luso Taças

A. D. C. Grimancelos - A. D. Milhazes
F.C. Os Academicos - G. D. R. Leocadenses
G. D. C. Cristelo - A. C. D. Vilar Figos
N. D. Silva - A. D. R. C. Fonte Coberta
G. D. R. Moinhos Paradela - G. D. Macieira
A. D. C. R. Águias S. Mamede - SIRA Futebol Aldreu
G. R. C. Alvito S. Pedro - Alcaides de Faria
Palme F. C. - A. C. R. Midões

Curso de Treinadores de Futsal – Nível II

A Associação de Futebol de Lisboa vai realizar no dia 3 de Março o seu IV Curso de Treinadores de Futsal - Nível II:


• Início do Curso: 3 Março (4ª feira)
• N.º máximo de candidatos: 40
• Preço de inscrição: 600 € (500€ + IVA 20%)
• Aulas: 4ªs e 6ªs: 19.00h-23.00h/ Sábados: 9.00h-13.00h
Abertura inscrições: 8 FEV
Fim Inscrições: 19 FEV



in: http://www.afutebollisboa.org

Meias finais da Taça da AF Braga

FC Vermoim vs ARCS Ribeirão (16h)
SC MARIA DA FONTE vs VSC Guimarães (18h)

Os jogos realizam-se 3º-feira, dia 16 de Fevereiro.

Resultados da 21º Jornada da Liga Luso Taças

A. C. R. Midões 3 - 6 A. C. D. Carapeços
G. D. R. Leocadenses 3 - 1 A. D. C. Grimancelos
A. C. D. Vilar Figos 2 - 3 F.C. Os Academicos
A. D. R. C. Fonte Coberta 3 - 2 G. D. C. Cristelo
G. D. Macieira 1 - 3 N. D. Silva
SIRA Futebol Aldreu 4 - 3 G. D. R. Moinhos Paradela
A. C. D. Alcaides de Faria - A. D. C. R. Águias S. Mamede
Palme F. C. 0 - 2 G. R. C. Alvito S. Pedro

Curso de Treinadores de Futsal – Nível I


A Associação de Futebol de Viana do Castelo, através do seu Gabinete Técnico, vai organizar, o Curso de Treinadores de Futsal – Nível I.
As inscrições podem ser efectuadas até ao próximo dia 24 de Fevereiro, na sede da Associação de Futebol de Viana do Castelo, sendo que os interessados devem-se fazer acompanhar de uma fotografia, cópia do Bilhete de Identidade, Contribuinte e proceder ao pagamento do valor do Curso 300€ + IVA.
O Curso só se realizará, com um número mínimo de candidatos.
O Curso de Treinadores de Futsal, tem início previsto para meados de Março e tem uma duração aproximada de 10 semanas.
Para mais informações contactar gabtec.afvc@gmail.com

Dany, a "Fera" regressa ao Osasco/Jaguaré/Palmeiras/Sant'Anna‏


A contratação mais esperada. E, talvez, a mais bombástica. A equipa de futsal feminino do Osasco/Jaguaré/Palmeiras/UniSant'Anna repatriou a pivô Dany, que jogou duas temporadas pelo Valladolid, da Espanha.
Os detalhes do retorno da "Fera" foram acertados em janeiro. A atleta é a terceira repatriada pelo Verdão no período de um ano: Kelly e Faby também regressaram. Dany é a quarta contratação do Jaguaré em 2010 (a primeira para a equipa principal).
Juntamente com toda equipa e treinadores, irá apresentar-se dia sexta-feira (12), às 14 horas, no Centro Universitário Sant'Anna (auditório do Bloco I).
Dany tem também um grande objectivo com este retorno; ser convocada pela primeira vez a Selecção Brasileira, onde poderá disputar na sua terra natal o primeiro Mundial da FIFA de futsal feminino.

Para conhecer melhor esta jogadora visetem o seu blog em:
http://www.dany-afera.blogspot.com

Torneio Brasileirinho de Futsal e Futebol - Norte





Calendário de competições

21 A 25 DE ABRIL TORNEIO BRASILEIRINHO DE FUTEBOL NORTE CENTRO-OESTE Em Cuiabá-MT.
03 A 06 DE JUNHO 2 TORNEIO DE FUTEBOL E FUTSAL DA AMAZONIA-Santarém-PA
15 A 20 DE JULHO 19 TORNEIO BRASILEIRINHO DE FUTEBOL 20 TORNEIO BRASILEIRINHO DE FUTSAL EM CASCAVEL E FOZ DO IGUAÇU PARANA
20 A 25 DE JULHO 5 TORNEIO BRASILEIRINHODE FUTEBOL E FUTSAL SUDESTE EM ARAÇARIGUAMA-SP
28 DE JULHO A 01 DE AGOSTO TORNEIO BRASILEIRINHO DE FUTEBOL E FUTSAL NORDESTE EM RECIFE-PE
03 A 07 DE SETEMBRO 06 TORNEIO BRASILEIRINHO DE FUTEBOL E FUTSAL SUDESTE em Indaiatuba-SP
7 A 12 DE OUTUBRO 2 TORNEIO BRASILEIRINHO DE FUTEBOL E FUTSAL NORDESTE EM-João Pessoa-PB

FONE DE CONTATO (45) -99632129 ou (45) 99417430

CAMPEONATO DISTRITAL 1.ª DIVISÃO – ÉPOCA 2009/2010 A.F.VISEU

Resultados - 14.ª Jornada

O Crasto

2

Lusitano de Vildemoinhos

0

Casa Benfica de Mortágua

0

Unidos da Estação

4

Carbelrio

9

Gigantes de Mangualde

2

Sport Naval de Viseu

7

Canas Mais Jovem

2

Académica de Viseu

4

G. D. Penedono

2

Folgou: Penalva do Castelo

Padernense vence 2º Classificado e isola-se no topo da classificação

A 12ª jornada do Campeonato contou com uma longa deslocação do Padernense C. ate Castro Marim para defrontar a 2ª classificada, a equipa dos Putos da Rua Fc.
Logo nos minutos inicias, a equipa visitante mostrou um comportamento atípico, em que nada saia bem, desde os passes ate a finalização. Os Putos da Rua iam causando perigo através de bolas longas para o pivot, foi num lance de contra-ataque, que a equipa da casa se adiantou no marcador, indo para intervalo a vencer por 1-0. Na segunda parte a equipa do Padernense C. voltou transformada, determinada e empenhada em dar volta ao resultado. Foi num lance rápido e de boa combinação que a equipa visitante igualou o placar. Minutos depois o Padernense C adiantou-se no marcador, mas a equipa dos Putos da Rua nunca baixou os braços mostrando o porque do 2º lugar na classificação, e, num lance de insistência igualou o marcador a 2-2. Nesta altura assistia-se a um ritmo elevado da partida, onde as ocasiões de parte a parte iam surgindo. Num lance de muita garra e determinação o Padernense marcou o 3-2, resultado que se manteve ate ao final.



Outros Jogos da 12ª Jornada:
(06/02_19h)CAAF Alte 0-3 CF «Os Armacenenses»
(06/02_19h)GDC Machados 1-0 ACD CHE-Lagoense
Albufeira Futsal Clube - Isento

Novo formato nas competições Brasileiras

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) anunciou mudanças no formato das competições nacionais da modalidade.
A partir de 2010, não haverão mais fases eliminatórias na Taça Brasil e no Brasileiro de Selecções. Ambas competições serão feitas no formato de três divisões: Especial, Primeira e Segunda. Haverá subidas e descidas entre as mesmas.

As divisões serão compostas por nove Estados. Desse modo, as Taças Brasil terão 10 clubes participantes (um por Estado mais o sediante - que deve ser de Estado constante na divisão), divididos em duas chaves de cinco. Já os Brasileiros de Seleções contarão com nove Estados, divididos em um grupo de cinco e outro de quatro (a sede será também, obrigatoriamente, de um dos participantes).

Cada divisão foi montada de acordo com um ranking, considerando o desempenho exclusivamente dos Estados nas competições nacionais. Tal classificação é feita tanto nas competições de seleccionados quanto de clubes.

Outra importante mudança foi que, a partir de 2010, haverá edições anuais da Taça Brasil em todas as categorias - dos Sub 15 aos séniores. Já em termos de Brasileiro de Selecções, haverá dois por ano, na mesma categoria. Para o feminino, as seguintes competições estão agendadas na Divisão Especial, onde São Paulo estará representado:

- Taça Brasil Séniores: de 22 a 28 de março (sede: Anápolis-GO)
- Taça Brasil Sub 20: de 21 a 27 de junho (sede: a definir)
- Taça Brasil Sub 17: de 19 a 25 de julho (sede: a definir)
- Taça Brasil Sub 15: de 23 a 29 de agosto (sede: a definir)
- Brasileiro de Selecções Sub 20: de 18 a 24 de outubro (sede: a definir)

A última novidade importante é a realização da primeira Campeonato do Mundo de Futsal Feminino, com a chancela da FIFA, agendada entre os dias 06 e 12 de dezembro.

Já houve um Mundial Universitário, em Vitória (ES), no ano de 2008, vencido pelo Brasil. Porém, desta vez, o Brasil sediará um campeonato internacional com o aval da principal organização do futebol no planeta.

Agenda das Competições Distritais

Classificações

Vitória vence e garante meias-finais da Taça da AF Braga


O Vitória garantiu esta noite a passagem às meias-finais da Taça AF Braga ao vencer, após prolongamento, o Porto d’Ave por 2-1. A partida foi bastante emocionante, tendo a equipa de futsal feminino do Vitória vencido com toda a justiça a forte formação que viajou de Porto d’Ave.

Perante um pavilhão com muito público, tanto de adeptos do Vitória como dos forasteiros, a equipa vitoriana tentou desde cedo comandar a partida. Contudo o maior pendor ofensivo não deu resultados na primeira parte. De resto pertenceu mesmo ao Porto d’Ave a ocasião mais flagrante, quando atirou a bola à barra. A bola bateu ainda no poste antes de Malainho ficar com o esférico em seu poder.

A segunda metade da partida foi praticamente de um só sentido, com o Vitória a assumir as despesas do jogo. Filipa, Carla, Carol tentaram de todas as formas chegar à vantagem, mas foi Canigia a conseguir bater a guardiã da turma da Póvoa de Lanhoso.

Nos últimos minutos e em contra-ataque o Vitória poderia ter resolvido a questão, mas mesmo em cima do final, o árbitro apitou uma falta, duvidosa, - a sexta – que deu lugar a um livre directo, basicamente uma grande penalidade, que o Porto d’Ave converteu.

No prolongamento o Vitória continuou a ser, de longe, a melhor equipa, pecando no entanto no capítulo da finalização. Foram várias as ocasiões para marcar, mas o poste ou a guardiã adversária foram impedindo.
Até que, mesmo antes da última sopradela da equipa da arbitragem – e do desempate por grandes penalidades - Filipa descobriu o caminho para o golo do triunfo e para as meias-finais da Taça AF Braga.

O Vitória alinhou de início com: Malainho, Filipa, Carla, Carol e Canigia.


in:http://www.vitoriasempre.net/main/index.php/futsal-feminino/futsal-feminino/1880-futsal-feminino-vitoria-vence-e-garante-meias-finais-da-taca

Maratona de Futsal ACD CHE Lagoense

Nos dias 8 e 9 de Maio, vai realizar-se a maratona de Futsal "ACD CHE Lagoense".

A organização deste evento, dispõe de um pavilhão com alojamento, ou se apenas as equipas quiserem descançar, possuem um ginásio para o efeito.

A inscrião é de 150 euros e os prémios serão os seguintes:

1º Lugar 500 euros + taça e medalhas

2º Lugar 250 euros + taça e medalhas

Para mais informação contactar debora4filipa@hotmail.com

Padernense C. qualificou-se para a final da Taça do Algarve

O Padernense C. garantiu a passagem a Final da Taça do Algarve, ao vencer "Os Armacenenses" no passado sábado. Os minutos iniciais foram caracterizados pelo estudo mutuo das equipas, pois nenhuma queria cometer erros e hipotecar a passagem para a Final dessa prova. Com o passar do tempo a equipa da casa adoptou uma postura defensiva, defendendo no seu meio campo e esperando pelo erro da equipa visitante, para em contra-ataque causar perigo a baliza do Padernense. A equipa de Paderne possuiu mais posse de bola e deteve inúmeras hipóteses para inaugurar e dilatar o marcador. Mas foi para intervalo com a vantagem mínima, 0-1. Na segunda parte, sempre do mesmo, o Padernense a circular a bola, a dispor de situações de golo e a equipa da casa a defender. Mas não foi o suficiente para impedir o Padernense de marcar o segundo golo da partida. Resultado que se viria a manter ate ao apito final.


(30/01_21h) CF «Os Armacenenses» 0-2 Padernense C.
O outro jogo da 2ª eliminatoria da Taça do Algarve que coloca o Albufeira Futsal frente o GDC Machados esta agendado para o dia 10 de Fevereiro pelas 21h em Albufeira.